Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12434
Tipo do documento: TCC
Título: O arroz com pequi na formação da cultura alimentar goiana
Autor: Ramos, Cyntia Alves Miranda
Primeiro orientador: Santiago, Raquel de Andrade Cardoso
Primeiro membro da banca: Silva, Mara Reis
Martins, Selena Carvalho
Santiago, Raquel de Andrade Cardoso
Resumo: A formação da cultura alimentar de Goiás é marcada por tradições de povos nativos que incorporaram costumes de imigrantes às suas práticas culinárias, construindo uma identidade regional e peculiar. Os saberes transmitidos entre gerações foram acompanhados de uma vasta diversidade de alimentos locais, consolidando pratos que se tornaram típicos do estado, como o arroz com pequi, que se tornou símbolo da cozinha goiana. Desta forma, o objetivo proposto para este trabalho foi investigar a formação da cultura alimentar goiana por meio da história do arroz com pequi. Realizou-se um estudo bibliográfico por meio de pesquisas em artigos científicos, livros, documentos, bancos de dados de institutos de pesquisa brasileiros (Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e Conab - Companhia Nacional de Abastecimento) e base de dados online na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Periódico CAPES. Os termos utilizados como descritores foram alimentação, cultura, antropologia, história, culinária, Caryocar brasiliense e Oriza sativa, sem restrição de ano de publicação e idioma português. A identificação da cultura alimentar goiana é simbolizada por preparações típicas, consolidadas no decorrer da trajetória histórica pelo uso popular e pela disponibilidade e cultivo de alimentos nativos. Desta forma, o arroz com pequi simboliza a história da cozinha de Goiás, por sua origem simples agregada a uma história de contribuições multiculturais associadas ao sabor, aroma e significado particular do prato típico local.
Palavras-chave: Cultura alimentar
Culinária goiana
Caryocar brasiliense
Oriza sativa
História de Goiás
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Nutrição - FANUT (RG)
Nome do curso: Nutrição (RG)
Citação: RAMOS, Cyntia Alves Miranda. O arroz com pequi na formação da cultura alimentar goiana. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12434
Data de publicação: 17-Jul-2017
Aparece nas coleções:FANUT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Nutrição - Cyntia Alves Miranda Ramos - 2017.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.