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Tipo do documento: Artigo
Título: A educação básica e o PNE/2011-2020: política de avaliação democrática
Título(s) alternativo(s): Basic Education and the PNE/ 2011 – 2020: policies of democratic evaluation
L’éducation de base et le PNE/2011-2020: politiques d’évaluation démocratique
La educación básica y el PNE/ 2011 – 2020: políticas de evaluación democrática
Autor: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: O artigo analisa a avaliação da educação bá- sica no Brasil, tendo por base as tendências de avaliação no cenário internacional, as orientações da Lei de Diretri- zes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei no 9.394, de 1996, e as políticas e exames nacionais, desde os anos 1990, tendo em vista superar os desaęos atuais dessa etapa de ensino, a ęm de assegurar a implantação de uma política de avaliação democrática, formativa e emancipadora, por meio do Plano Nacional de Educação (2011-2020).
Abstract: This article analyses the evaluation of basic education in Brazil, using as base the tendencies of evalu- ation in the international scenario, the orientations of Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Law of Directives and Bases of National Education), Law no9.394, of 1996, and the policies and national exams, since the years 1990, aiming at overcoming the current challengers of this educational stage, ensure the implementation of a politic of democratic and emancipator evaluation, through the Plano Nacional de Educação (Education National Plan) (2011- 2020).
Cet article analyse l’évaluation de l’éducation de base au Brésil, basé sur l’évaluation des tendances de l’évaluation dans l’arène internationale, les lignes directrices de la Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (loi de directives et de bases de l’éducation nationale – LDB), la loi n° 9394, de 1996, et les politiques et les évalua- tions nationales, depuis les années 1990 dans le but de surmonter les dé s actuels de cette phase d’enseignement , a n d’assurer la mise en œuvre d’une politique d’évaluation démocratique, formative et qui donne autonomie, par l’intermédiaire du Plan national d’éducation – PNE (2011-2020).
El artículo analiza la evaluación de la educación básica en Brasil, teniendo como base las tendencias de evaluación internacionales, las orientaciones de la Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB: Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional), Ley no 9.394, de 1996, y las políticas y exámenes nacionales, desde los años 1990, mirando superar los desafíos actuales de esa etapa de enseñanza, para asegurar la implantación de una política de evaluación democrática formativa y emancipadora, a través del Plano Nacional de Educação (Plan Nacional de Educación) 2011 – 2020.
Palavras-chave: Educação básica
Plano Nacional de Educação
Avaliação democrática
Basic education
Democratic evaluation
Education National Plan
Éducation de base
Plan national d’éducation
Évaluation démocratique
Educación básica
Plan Nacional de Educación
Evaluación democrática
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: OLIVEIRA, João Ferreira de. A educação básica e o PNE/2011-2020: política de avaliação democrática. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 4, n. 6, p. 91-108, jan./jun. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12798
Data de publicação: Jun-2010
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