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Tipo do documento: Artigo
Título: Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar?
Título(s) alternativo(s): Proposals for full-time schooling: what is the purpose of expanding school hours?
Propositions de temps intégral: à quoi est destinée l'ampliation du temps scolaire?
Autor: Miranda, Marília Gouvea de
Santos, Soraya Vieira
Resumo: O artigo tem por finalidade apreender e discutir os fundamentos das propostas de ampliação de tempo escolar em curso nas redes de ensino público brasileiro. É um desdobramento de um trabalho anterior (SANTOS, 2009), em que foram levantados, entre outros dados, os argumentos mais frequentemente utilizados para justificar as propostas de escola integral em curso no País. Tendo por referência essas justificativas, o artigo discute duas tendências na argumentação em defesa da implantação das redes de escola integral no País: primeiro, a escola integral assume o discurso de prevenção de risco social, incorporando a função de assistência social às responsabilidades da instituição escolar; segundo, a ampliação do tempo escolar passa a envolver ações de atores voluntários e a incorporar novos ambientes dentro e fora da escola. Por fim, são discutidas possíveis implicações para a política de ampliação de tempo escolar em curso no Brasil, com destaque para os riscos de descaracterização do papel social da escola e a diminuição da responsabilidade do Estado diante da Educação Básica.
Abstract: L´article a pour but de reprendre et de discuter les fondements des propositions d´ampliation du temps scolaire en cours dans les réseaux d´enseignement public brésilien. Il a été écrit à partir d´un travail antérieur (SANTOS, 2009), dans lequel furent relevés, parmi d´autres données, les arguments le plus souvent employés pour justifier les propositions courantes dans le pays pour l´école intégrale. En se reportant à ces justifications, l´article met en cause deux tendances concernant l´argumentation en défense de l´implantation des réseaux de l´école intégrale au Brésil:Premièrement l´école intégrale assume le discours de prévention du risque social, joignant la fonction d´assistance sociale aux responsabilités de l´institution scolaire; puis, l´ampliation du temps scolaire en vient à engager des actions d´acteurs volontaires et à insérer de nouvelles ambiances dans et hors de l´école. Enfin, on y débat les implications possibles d´une politique d´amplification du temps scolaire en cours au Brésil, mettant en évidence les risques de faire perdre le caractère du rôle social de l´école et la diminution de la responsabilité de l´État face à l´éducation de base.
The article strives to understand and discuss the principles underlying the proposed extension of school hours in Brazilian public school systems. fte study is a development of an earlier work (SANTOS, 2009) which analyzed the arguments most frequently used to justify the proposals for full-time schooling found in the country. With these justifications as a reference, the article discusses two trends in the arguments hat defend the establishment of full- time schooling networks in Brazil. Firstly, the discourse of the full-time school as a means to reduce social risk, as the school incorporates responsibilities for social care. Secondly, the extension of school time involves the work of volunteers and of incorporating new environments both in and outside the school. Finally, the paper discusses possible implications of the policy of extending school time in operation in Brazil, and highlights the risks of distorting the social role of the school and of reducing state responsibility for basic education.
Palavras-chave: Tempo escolar
Reforma da educação
Escola pública
Temps scolaire
École publique
Réforme de l´éducation
School time
Educational reform
Public school
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MIRANDA, Marília Gouvea de; SANTOS, Soraya Vieira. Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar? Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 3, p. 1073-1098, set./dez. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5007/2175-795X.2012v30n3p1073
Identificador do documento: 10.5007/2175-795X.2012v30n3p1073
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13008
Data de publicação: Dez-2012
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