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Tipo do documento: Artigo
Título: O vínculo avaliação-regulação-financiamento nas IES brasileiras: desafios para a gestão institucional
Título(s) alternativo(s): The bond evaluation-regulation-financing in Brazilian higher education: challenges for institutional management
El vínculo evaluación-regulación-financiamiento de las instituciones brasileñas de educación superior: desafíos para la gestión institucional
Autor: Amaral, Nelson Cardoso
Resumo: O estudo faz uma análise das ações relacionadas aos processos de avaliação, regulação e financiamento das Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Essas três vertentes foram utilizadas pelos governos FHC e Lula para provocarem mudanças nas IES. Procurou-se nesse período: expandir o setor privado, mais que o público; instituir uma competição entre as IES privadas e, também, no interior das públicas; conduzir as IES públicas à procura de fontes de recursos não pertencentes aos fundos públicos; assinar contratos de gestão com IES públicas; e promover um ranqueamento das IES. Sérios desafios para a gestão institucional decorreram desse conjunto de ações
Abstract: This study promotes an analysis of actions related to the processes of evaluation, regulation and financing of high learning institutions (IES) in Brazil. These three facets were used by both the Cardoso and Lula governments to implement changes to the IES. The following goals were set for the period: to expand the private sector more than the public sector; to establish a competition between the private IES and also in the core of the public institutions; to engage the public IES in search of resources not originated from public funds; to sign management contracts with the public IES; to promote a ranking system among the IES. Serious challenges for the institutional management arose from this set of actions.
El presente estudio hace un análisis de las acciones relacionadas a los procesos de evaluación, regulación y financiamiento de las Instituciones de Educación Superior (IES) en Brasil. Esas tres vertientes han sido utilizadas por los gobiernos FHC y Lula para provocar cambios en las IES. Se ha buscado en ese período: expandir el sector privado, más que el público; instituir una competencia entre las IES privadas y, también, en el interior de las públicas; conducir las IES públicas a la búsqueda de fuentes de recursos que no pertenezcan a los fondos públicos; firmar contratos de gestión con IES públicas; y promover un ordenamiento de las IES. Ese conjunto de acciones han resultado en serios desafíos para la gestión institucional.
Palavras-chave: Avaliação
Regulação
Vinculação
Financiamento
Gestão institucional
Evaluation
Regulation
Financing
Bondage
Institutional management
Evaluación
Gestión institucional
Financiamiento
Vinculación
Regulación
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: AMARAL, Nelson Cardoso. O vínculo avaliação-regulação-financiamento nas IES brasileiras: desafios para a gestão institucional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 95-108, jan./abr. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.21573/vol27n12011.19970
Identificador do documento: 10.21573/vol27n12011.19970
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13072
Data de publicação: Abr-2011
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