Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13111
Tipo do documento: Artigo
Título: Nação, região, sertão e a invenção dos brasis: chaves de leitura para a história da educação
Título(s) alternativo(s): Nation, region, sertão and the invention of brazils: reading keys for the history of education
Autor: Pinto, Rubia-Mar Nunes
Resumo: Voltando-se para a invenção discursiva do Brasil, o artigo aborda a interpretação do país como nação cindida por uma dualidade e alinha representações do sertão no pensamento social brasileiro como chaves de leitura possíveis para pesquisar a história da educação nacional. Na expectativa de dar a ver um momento ímpar dos efeitos da inter- pretação dualística do Brasil na construção do estado de Goiás como região moderna e integrada à nação, o texto apresenta também aspectos dos preparativos para a realização do VIII Congresso Brasileiro de Educação (1942) em Goiânia/Goiás. A referência teórica advém de estudos empenhados em compreender a construção da interpretação do Brasil como cisão e a refazer os sertões imaginados por certa elite intelectual brasileira
Abstract: Turning to the discursive invention of Brazil, the article addresses the interpretation of the country as a nation divided by a duality and aligns representations of Sertão in the Brazilian social thought as possible reading keys to research the history of national education. Aiming to highlight a unique moment of the effects of the dualistic interpretation of Brazil in the building of Goiás state as a modern region integrated to the nation, the text also presents aspects of the preparations for holding the 8th Brazilian Congress on Education (1942) in Goiânia – Goiás. The theoretical framework results from studies aimed at understanding the construction of the interpretation of Brazil as a division and to rebuild the sertões imagined by a certain Brazilian intellectual elite.
Palavras-chave: Nação
História da educação em Goiás
Região
Nation
Region
History of education in Goiás
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: PINTO, Rubia-Mar Nunes. Nação, região, sertão e a invenção dos brasis: chaves de leitura para a história da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 355-378, abr./jun. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1413-24782013000200007
Identificador do documento: 10.1590/S1413-24782013000200007
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13111
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rubia-Mar Nunes Pinto - 2013.pdf746,06 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons