Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13162
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática
Título(s) alternativo(s): Developmental Teaching: contributions to overcoming the didactics dilemma
Autor: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Rosa, Sandra Valéria Limonta
Resumo: O artigo problematiza a formação de professores nos cursos de Licenciatura, em particular no de Pedagogia, apontando o dilema que aí se faz presente acerca da didática fundamental e didáticas específicas. Partindo da defesa da ideia de que para ensinar na educação básica é in- dispensável superar esse dilema, descreve-se a teoria do ensino desenvol- vimental e argumenta-se sobre suas contribuições para o enfrentamento desse dilema, tendo em vista o alcance do objetivo mais primordial da edu- cação básica: a aprendizagem consciente e crítica dos conteúdos escolares como condição essencial aos alunos na compreensão e análise do mundo em que vivem.
Abstract: The article discusses the training of teachers in un- dergraduate courses, particularly in Pedagogy, highlighting the dilemma involving fundamental didactics and specific didactics. Based on the advo- cacy of the idea that overcoming this dilemma is essential to teach at K-12 education, it describes the theory of developmental education and argues for its contributions to face this dilemma, given the scope of K-12 educa- tion primary goal: the conscious, critical learning of school subjects as a primary condition for students to understand and analyze the world where they live.
Palavras-chave: Didática
Ensino desenvolvimental
Educação básica
Didactics
K-12 Education
Developmental teaching
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira; ROSA, Sandra Valéria Limonta. Ensino desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 613-627, abr./jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/2175-623646133
Identificador do documento: 10.1590/2175-623646133
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13162
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas - 2015.pdf206,73 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons