Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13178
Tipo do documento: Artigo
Título: A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental
Título(s) alternativo(s): Scientific education of children: contributions from the theory of developmental teaching
La educación científica del niño: contribuciones de la teoría de la enseñanza para el desarollo
Autor: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Rosa, Sandra Valéria Limonta
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos da teoria da atividade e do ensino desenvolvimental de Davydov, inscrita na tradição da psicologia histórico- cultural soviética, e suas contribuições para a didática das ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a um ensino de qualidade no início do processo de educação científica da criança. Para tanto, articulamos os princípios psicológicos daquela teoria à constituição histórica e curricular do ensino de ciências para crianças nas escolas brasileiras e às questões referentes à formação para o ensino de ciências no curso de pedagogia.
Abstract: The article proposes a reflection on the main concepts of Davydov’s theory of activity and developmental teaching, inscribed in the tradition of soviet historical-cultural psychology, and its contributions to the teaching of natural sciences in the early years of elementary school, with the aim of assuring quality teaching in the beginning of a child’s scientific education. To this end, we articulate the psychological principles of this theory with the historical constitution and the curriculum of science education for children in Brazilian schools, and with issues related to teacher training for science education in undergraduate courses in education.
El artículo propone uma reflexión sobre los principales conceptos de la teoría de la actividad y de la enseñanza para el desarrollo de Davydov, inserido en la tradición de la psicologia histórico-cultural soviética, em donde se apuntan sus contribuciones para una mejor enseñanza de las ciencias naturales en los primeros años de la escuela primaria, teniendo por objetivo la búsqueda de una enseñanza de calidad en el proceso de educación científica del niño. Para este fin, hemos articulado los principios de la teoría psicológica a la constitución histórica, el plan de estudios de la enseñanza de ciencias para los niños en las escuelas brasileñas, así como los temas relacionados con la formación docente para la enseñanza de ciencias en el curso de pedagogía.
Palavras-chave: Educação científica da criança
Teoria da atividade
Ensino desenvolvimental
Children’s science education
Developmental teaching
Theory of activity
Educación científica del niño
Teoría de la actividad
Enseñanza para el desarollo
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira; LIMONTA, Sandra Valéria. A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 69-86, jan./abr. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13178
Data de publicação: Abr-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas - 2012.pdf146,11 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons