Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13192
Tipo do documento: Artigo
Título: Desafios postos à docência universitária: a relação entre a psicologia e a educação como interlocutora de (trans)formação pessoal e coletiva dos sujeitos
Título(s) alternativo(s): Challenges for university teaching: the relationship between psychology and education as interlocutor of the subjects (trans) personal and collective training
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: A Psicologia Educacional é uma das disciplinas da formação acadêmica dos professores, mostra-se uma área de pesquisa com implicações para a aprendizagem e para a docência universitária. Em relação com a educação, o ensino de psicologia possibilita a compreensão da complexa tarefa educacional e sociocultural. Entretanto, os professores precisam ter uma perspectiva psicológica útil para poderem fazer o melhor do conteúdo em sua prática docente. Nesse sentido, está posto um desafio ao campo da docência universitária: diligenciar entre os estudantes o entendimento da existência de interconexões entre sujeito e objeto do conhecimento, através da compreensão de que os conteúdos de natureza afetiva podem ser elevados à categoria de objetos de conhecimento, dando-lhes, assim, existência cognitiva para suas vidas, da mesma forma que a biologia e a matemática são vistas como objetos de conhecimento a serem aprendidos. Essa reflexão representa uma atitude inovadora no campo da formação, marca a busca da valorização do conteúdo da psicologia da Educação, com o objetivo de promover a (trans)formação dos sujeitos pessoal e coletivamente.
Abstract: The Educational Psychology is one of the academic disciplines of teachers, it shows an area of research with implications for learning and university education. With regard to education, the teaching of psychology enables understanding of complex educational task in the classroom and in the socio-cultural context. With regard to education, the teaching of psychology enables understanding of complex educational and socio-cultural task. However, teachers need to understand the psychological knowledge as useful to improve the content of their teaching practice. In this sense, it is placed a challenge for university teaching: promoting understanding of the existence of interconnections between the subject and the object of knowledge, through understanding the emotional nature can be understood as an object of knowledge, giving them thus an new cognitively in their lives, such as biology and mathematics can be seen as objects of knowledge. This reflection is an innovative approach in the field of training, it marks the search for enhancement of educational psychology content and is intended to (trans) formation of personal subjects and collectively.
Palavras-chave: Psicologia
Docência universitária
Educação
Psychology
Education
University teaching
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange M. O. Desafios postos à docência universitária: a relação entre a psicologia e a educação como interlocutora de (trans)formação pessoal e coletiva dos sujeitos. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 15-32, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13192
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2015.pdf188,68 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons