Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13651
Tipo do documento: Artigo
Título: A pesquisa na formação de formadores de professores: em foco, a educação química
Título(s) alternativo(s): The research in training for teachers trainers: focus education in chemistry
Autor: Benite, Claudio Roberto Machado
Benite, Anna Maria Canavarro
Echeverría, Agustina Rosa
Resumo: Boa parte das iniciativas de formação de formadores, ainda que tímidas, tem permanecido no âmbito das políticas institucionais de cada universidade. Por meio de uma dessas iniciativas, esta investigação pretende explicitar como a adoção da pesquisa como princípio articulador pode contribuir para a formação do formador. Este trabalho se caracteriza como pesquisa-ação e apresenta uma possível proposta de intervenção em processos formativos, visando à promoção de aprendizagem na docência e tendo o formador como foco. Os resultados indicam que o professor formador pode ser considerado um profissional autônomo e emancipado, porque foi capaz de refletir criticamente sobre a sua prática para compreender tanto as características dos processos de ensino-aprendizagem quanto o seu contexto de ação, de modo que sua atuação foi determinante para o desenvolvimento de ações que contemplassem a formação autônoma e emancipadora também de seus alunos.
Abstract: The Research In Training For Teachers Trainers: Focus Education In Chemistry. Most of professor’s formative’s initiatives – although timid – have been placed among institutional policies of each university. Among those initiatives, this study intends to explain how the adoption of research, as the articulator principle, can contribute to the formation of the professors. This work is characterized as research-action and presents a possible proposal for intervention in formative cases aimed at promoting a learning process in which the professor is the focus. The results indicate that the teacher responsible for the teacher’s formative process can be considered a standalone and an emancipated professional, because he/she was able to reflect critically on his/her practice to understand both the characteristics of teaching-learning processes and its context of action, so that his/her work was crucial to the development of actions that could contemplate the stand-alone and emancipating formative process of his/her students.
Palavras-chave: Formação de formadores
Educação química
Prática docente
Pesquisa-ação
Teacher’s formative’s initiatives
Chemical education
Teaching process
Research-action
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: BENITE, Claudio Roberto Machado; BENITE, Anna Maria Canavarro; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa. A pesquisa na formação de formadores de professores: em foco, a educação química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 257-266, nov. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13651
Data de publicação: Nov-2010
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Claudio Roberto Machado Benite - 2010.pdf849,51 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons