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Tipo do documento: Artigo
Título: Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Contributions of socio-historical theory to research on the education of youth and adults
Autor: Costa, Lorenna Silva Oliveira
Echeverría, Agustina Rosa
Resumo: Este artigo situa-se no âmbito da discussão sobre a contribuição da teoria sócio-histórica na análise dos processos de ensino-aprendizagem com o público de jovens e adultos, enfatizando a formação de conceitos e a importância da palavra nesse processo. As reflexões originam-se de um trabalho desenvolvido em um curso técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos na disciplina de Química. Uma proposta didática estruturada no tema vivencial A Química dos Alimentos foi elaborada e implementada, criando um diálogo entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos. Utilizou-se, como principal referencial, a teoria sócio-histórica de Vigotski e a análise de discurso proposta por Bakhtin. A análise das interações discursivas mostra as dificuldades desse público em lidar com o pensamento abstrato, do que se depreende a necessidade de uma profunda reflexão teórica acerca de propostas didáticas e curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: The analytical framework used here to study the teaching and learning process within young people and adults builds upon socio-historical theory. The emphasis is on the formation of concepts and the importance of the word in this process. Our thoughts originated in work developed within a technical course integrated into high school into young people and adult’s modality in the discipline of Chemistry. A didactic proposal structured by the experiential theme Food’s Chemistry was drawn up and implemented which created a dialogue between the covered content and the student’s experience. Vigotski’s socio-cultural theory was the main reference used in this work as well as Mikhail Bakhtin’s analysis of discourse. The analysis of discursive interaction shows the difficulties of these people in dealing with abstract thought from which emerges the need for profound theoretical reflection on didactic and curricular proposals for the education of young people and adults.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Ensino de Química
Análise do discurso
Conceitos científicos
Teoria sócio-histórica
Young and adult’s education
Chemical teaching
Analyzing speech
Scientific concepts
Socio-historical theory
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: COSTA, Lorenna Silva Oliveira; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa. Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 339-357, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13664
Data de publicação: 2013
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