Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13680
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Initial and continuous teacher´s formation in a science teaching research unit
Autor: Echeverría, Agustina Rosa
Belisário, Celso Martins
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no âmbito de um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências teve como objetivo central analisar o movimento de idéias do grupo formado por professores formadores, professores do Ensino Básico e alunos de Graduação e Mestrado. Foram analisados quatro encontros, nos quais se discutiram as expectativas dos participantes, conceitos científicos e projetos de ensino elaborados a partir de temas relevantes. Os dados foram analisados com categorias criadas a partir da leitura das transcrições registradas em VHS. A análise evidenciou o interesse/necessidade dos professores do Ensino Básico de aproximação com a Universidade, as dificuldades de compreensão de conceitos químicos e a necessidade de ajuda de parceiros mais experientes na elaboração de propostas de trabalho para as escolas. Apesar desses problemas, os professores elaboraram e executaram projetos o que levou a conclusão de que a formação continuada é um processo indispensável e que deve ser promovido constantemente.
Abstract: The development of this work fall within the ambit of a Unit of Research in Science’s Teaching and, had as central objective to analyze the movement of ideas of the group formed by formative teachers, teachers of the Basic Teaching, graduation students and master’s degree students. Four encounters were analyzed, in which the participant’s expectations, scientific concepts and the possibility of working with projects were discussed. The data were analyzed based on categories which were created starting from the readings of the transcriptions registered in VHS. The analysis evidenced the Basic Teaching’s teacher’s interest/necessity of approach the University, the difficulties of understanding chemical concepts and the need of more experienced partners’ help in the elaboration of work proposals to the schools. In spite of those problems, the teachers elaborated and executed projects, what leads to the conclusion that the continuous formation is an indispensable process and it should constantly be promoted.
Palavras-chave: Formação continuada
Professor reflexivo
Interações assimétricas
Continuous formation
Reflective teacher
Asymmetric interactions
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: ECHEVERRÍA, Agustina Rosa; BELISÁRIO, Celso Martins. Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 3, Belo Horizonte, dez. 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13680
Data de publicação: Dez-2008
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Agustina Rosa Echeverría - 2008.pdf185,27 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons