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Tipo do documento: Artigo
Título: Modelos didáticos no discurso de professores de ciências
Título(s) alternativo(s): Didactic models in the discourse of science teachers
Autor: Guimarães, Gislene Margaret Avelar
Echeverría, Agustina Rosa
Moraes, Itamar José
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático eclético, com matizes dos diversos modelos identificados na literatura: tradicional, tecnológico, espontaneísta-ativista e de investigação na escola; porém, mais próximo do modelo espontaneísta. A inclusão de pressupostos de outros modelos didáticos pode indicar, ainda, um momento de evolução no desenvolvimento profissional dos professores de Ciências, podendo constituir-se em espaço significativo de reflexão sobre a finalidade da educação e sobre as práticas cotidianas de sala de aula.
Abstract: This paper presents the results of research carried out among Science Teachers at Municipal Schools in Goiânia, State of Goiás. In 2000, questionnaires were sent out to all the teachers, of whom 56 (43%) replied. Through an analysis of these questionnaires, an identification of the didactic models underlying their ideas on teaching/learning was made in the hope of delineating the profile of municipal science teaching which has been going through a process of curriculum re-structuring at primary school level, since 1998, with the implementation of formation cycles. Results show that teachers are going through a period of conception change which is probably a result of the experience of living through this process of curriculum restructuring. The profile is characterized as an eclectic didactic model, combining shades of different models identified in the literature: traditional, technological, spontaneous-activist and school research models; however, closer to the spontaneous model. The inclusion of certain presuppositions from other didactic models could further indicate a period of evolution in the professional development of Science teachers, which may constitute a significant space for reflection on the aims of education and on day-by-day classroom practices.
Palavras-chave: Modelos didáticos
Ensino de ciências
Formação de professores
Didactic model
Science teaching
Teacher formation
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; ECHEVERRIA, Agustina Rosa; MORAES, Itamar José. Modelos didáticos no discurso de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 303-322, dez. 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13683
Data de publicação: Dez-2006
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