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Tipo do documento: Artigo
Título: Avaliação do conhecimento de acadêmicos universitários sobre o transplante de medula óssea e dos motivos para o não cadastramento no redome
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the knowledge of university academics about the bone marrow transplant and the reasons for not registering in redome
Autor: Lima, Ângara Nayane Rodrigues
Martins, Caroline Porn
Miguel, Marina Pacheco
Resumo: O transplante de medula óssea é realizado no tratamento de doenças que comprometem as células hematopoiéticas, seja na infância ou na idade adulta, entre indivíduos compatíveis. Desta forma, este estudo teve o objetivo de analisar o conhecimento de acadêmicos da área da saúde sobre o transplante de medula óssea e os principais motivos para o não cadastramento no REDOME. As informações foram obtidas por meio de questionário composto por 16 questões. Os acadêmicos dos cursos da saúde foram divididos em dois grupos: períodos iniciais (GA) e períodos finais (GB). A avaliação dos questionários permitiu verificar que a maioria dos alunos não possui conhecimento suficiente sobre o transplante de medula óssea, sendo que nos períodos iniciais nenhum aluno respondeu as questões propostas corretamente e nos períodos finais somente 27,16% o fizeram. Pode-se verificar que somente 14 alunos, de um total de 83 alunos, são cadastrados no REDOME, sendo apenas 31,25% (5 alunos) de GA e 29,03% (9 alunos) de GB. A principal razão apontada como justificativa para não cadastramento para doação de medula óssea é a falta de motivação seguida da falta de informação. Conclui-se que os alunos possuem pouco conhecimento a respeito do transplante de medula óssea e que precisam de maior motivação e informação para se cadastrarem no REDOME.
Abstract: The transplantation of bone marrow is used to treat diseases that affects hematopoietic cells either in childhood or adulthood, between compatible individuals. Therefore, this study aimed to analyze the knowledge of academic health care on the bone marrow transplant and the main reasons for not registering in REDOME. Information was obtained through a questionnaire composed of 16 questions. Scholars of health courses were divided into two groups: the early periods (GA) and late periods (GB). The evaluation of the questionnaires showed that most students do not have enough knowledge about the bone marrow transplant, and in earlier periods no students answered the questions correctly in the final period and only 27.16% did. It can be seen that only 14 students out of a total of 83 students are enrolled in REDOME, only 31.25% (5 students) of GA and 29.03% (9 students) of GB. The main reason cited as justification for not registering for bone marrow donation is lack of motivation followed by lack of information. We conclude that students have little knowledge about the bone marrow transplant and who need more motivation and information to sign up for the REDOME.
Palavras-chave: Compatível
REDOME
Transplante de medula óssea
Hematopoietic progenitor cells
Compatibility
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Veterinária e Zootecnia - EVZ (RG)
Citação: LIMA, Ângara Nayane Rodrigues; MARTINS, Caroline Porn; MIGUEL, Marina Pacheco. Avaliação do conhecimento de acadêmicos universitários sobre o transplante de medula óssea e dos motivos para o não cadastramento no redome. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 11, n. 21, p. 3325-3333, jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13779
Data de publicação: Jun-2015
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