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Tipo do documento: Artigo
Título: A educação superior no Brasil: insumos, indicadores e comparações com países da OCDE e do BRICS
Título(s) alternativo(s): Higher education in Brazil: input, indicators and comparisons with OECD members and BRICS
La educación superior en el Brasil: insumos, indicadores y comparaciones con países de la OCDE y del BRICS
Autor: Amaral, Nelson Cardoso
Resumo: O estudo apresenta uma série de indicadores associados à educação superior e compara os dados do Brasil com aqueles dos países membros da OCDE e do BRICS. Os resultados das análises mostram que, em geral, são grandes os desafios do Brasil quando comparados seus indicadores aos dos países da OCDE. Pode-se concluir que só será possível atingir os parâmetros da OCDE quando ocorrerem, simultaneamente, três efeitos: estabilidade da população com a diminuição de crianças e jovens em idade educacional; crescimento do país e de seu PIB, no contexto do capitalismo mundial; e diminuição das desigualdades sociais existentes.
Abstract: The study presents a number of indicators related to higher education and compares the data from Brazil with those of OECD members and BRICS. The results of the analysis show that, in general, Brazil faces great challenges when its indicators are compared with those of OECD countries. It could be concluded that it will only be possible to reach OECD parameters when three effects occur simultaneously: population stability with a reduction in the number of children and young people of school going age; growth of the country and its GDP, in the context of global capitalism, and a reduction in existing social inequalities.
El estudio presenta una serie de indicadores asociados a la educación superior y compara los datos del Brasil con aquellos de los países miembros de la OCDE y del BRICS. Los resultados de los análisis muestran que, por lo general, son grandes los desafíos del Brasil cuando se comparan los indicadores con los países de la OCDE. Se puede concluir que solo será posible alcanzar a los parámetros de la OCDE cuando ocurran, simultaneamente, tres efectos: estabilidad de la población con la disminución de niños y jóvenes en edad escolar; crecimiento del país y de su PIB , en el contexto del capitalismo mundial; y disminución de las desigualdades sociales existentes.
Palavras-chave: Educação superior
Indicadores
Percentual do PIB
Orçamento
Higher education
Indicators
Percentage of GDP
Budget
Educación superior
Porcentaje del PIB
Presupuesto
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: AMARAL, Nelson Cardoso. A educação superior no Brasil: insumos, indicadores e comparações com países da ocde e do BRICS. Intera-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 293-304, mai./ago. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/26104/15047>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v38i2.26104
Identificador do documento: 10.5216/ia.v38i2.26104
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13858
Data de publicação: Ago-2013
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