Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14626
Tipo do documento: TCC
Título: A teoria da autoeficácia: em perspectiva e realidade dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás
Autor: Magalhães, Henrique de Jesus
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Pereira, Ednei Morais
Oliveira, Johnny Jorge de
Machado, Michele Rilany Rodrigues
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a percepção de autoeficácia dos alunos de Ciências Contábeis da UFG e comparar ao real desempenho acadêmico dos mesmos. A Teoria da Autoeficácia, expressa o julgamento e a percepção do indivíduo sobre sua capacidade em desenvolver determinada atividade (BANDURA, 1994). Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários aos alunos ativos do curso, dos quais se obteve 141 respondentes. Foram estabelecidas nove hipóteses com a intenção de obter evidência do julgamento da autoeficácia, o gênero dos alunos, o tempo de dedicação aos estudos, a realização de estágio e trabalho laboral, a participação dos alunos em projetos de extensão na própria universidade, e uma comparação entre os julgamentos de autoeficácia e o real desempenho acadêmico dos alunos. Utilizou-se o teste de igualdade de médias para amostras simples, para a análise dos dados. Conclui-se que, ao comparar a percepção de autoeficácia dos alunos de Ciências Contábeis da UFG e o seu efetivo desempenho acadêmico, é possível identificar que os alunos com maior crença de autoeficácia possuem melhor desempenho acadêmico e aqueles que são mais céticos em relação à autoeficácia possuem em comparação as menores médias.
Palavras-chave: Teoria da autoeficácia
Desempenho acadêmico
Educação
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: MAGALHÃES, Henrique de Jesus. A Teoria da autoeficácia: em perspectiva e realidade dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás. 21 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14626
Data de publicação: 3-Jul-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Henrique de Jesus Magalhães - 2017.pdf592,1 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.