Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14806
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação inclusiva, ensino de ciências e linguagem científica: possíveis relações
Título(s) alternativo(s): Inclusive education, Science teaching and scientific language: possible relationships
Autor: Benite, Anna Maria Canavarro
Benite, Claudio Roberto Machado
Ribeiro, Eveline Borges Vilela
Resumo: Atualmente, reclama-se por uma Educação Inclusiva na Sociedade da Informação. Dessa forma, é urgente se ensinar ciências no mundo onde o saber científico e tecnológico é cada dia mais valorizado, admitindo que não é possível a formação de um cidadão crítico sem conhecimentos básicos necessários para a realização de julgamentos e conseqüentes opções. O exercício da cidadania exige a participação efetiva dos indivíduos, tenham eles necessidades educativas especiais (NEE) ou não, em todas as esferas da sociedade. Neste artigo, serão apresentados alguns apontamentos sobre a relação complexa entre educação inclusiva, ensino de ciências e linguagem científica, assumindo a urgência da compreensão de necessidades específicas que possam orientar o ensino de ciências para este grupo social. Completa este trabalho uma breve discussão sobre as características do conhecimento científico.
Abstract: Nowadays, we want an inclusive education at the Society of Information. Thus, it is urgent to teach science in a world where scientific and technologic knowledge is increasingly valued, assuming that is not possible to form a critical citizen without basic knowledge that is needed to conduct trials and options. The exercise of citizenship requires active participation of individuals, with special educational needs or not, in all spheres of society. We intend this paper to present some notes about the complex relationship between inclusive education, science education and scientific language, assuming the urgency of understanding specific needs that can inform science education for this social group. This work is completed with a brief discussion of the characteristics of scientific knowledge.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação inclusiva
Linguagem científica
Science education
Inclusive education
Scientific language
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Claudio Roberto Machado; RIBEIRO, Eveline Borges. Educação inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 51, p. 81-89, jan./abr. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/1984686X7687
Identificador do documento: 10.5902/1984686X7687
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14806
Data de publicação: Abr-2015
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anna Maria Canavarro Benite - 2015.pdf539 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons