Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14872
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciências é afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
Título(s) alternativo(s): | La escuela como espejo de la sociedad: ¿el rendimiento escolar en ciencias naturales se ve afectado por la escuela a la que acude el estudiante? |
Autor: | Ribeiro, Eveline Borges Vilela Benite, Anna Maria Canavarro |
Resumo: | Consideramos como subsídio epistêmico que a escola que o estudante frequenta é socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciências. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciências através da análise das médias em ciências da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcançaram. Analisamos as diferenças entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) através da análise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferenças entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As análises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciências similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Discutimos esses resultados baseados nas características gerais desses estabelecimentos de ensino. |
Abstract: | Consideramos como subsidio epistémico que la escuela a la que acude el estudiante está determinada socialmente y que el contexto social influye en el rendimiento escolar de los estudiantes en ciencias naturales. A partir de esto, se investigó si la institución educativa a la cual el estudiante acude (provincial, federal, municipal o privada) afecta su rendimiento escolar en ciencias naturales mediante el análisis de los promedios en dicha asignatura que 10.077 escuelas del Examen de Ingreso Universitário en Brasil -2012 lograron. Hemos analizado las diferencias entre las escuelas privadas (Provincial + Municipal) y Federales (Provincial + Municipal) a través del análisis de varianza y la prueba de comparación planeada. Las diferencias entre las esferas Federal x Privada fueron analizadas por medio de un test T. Los análisis se hicieron con el programa SPSS. Los resultados muestran que las escuelas federales y privadas tienen actuaciones similares entre sí en ciencias naturales y mejor si se las compara con las escuelas provinciales y municipales. Discutimos estos resultados basados en las características generales de estas escuelas. |
Palavras-chave: | Desempenho escolar em ciências Esferas de ensino Fatores escolares Rendimiento escolar en ciencias naturales Esferas de educación Factores escolares |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Instituto de Química - IQ (RG) |
Citação: | RIBEIRO, Eveline Borges Vilela; BENITE, Anna Maria Canavarro. A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciências é afetado pela escola que os estudantes frequentam? Meta: avaliação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 21, p. 364-381, set./dez. 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.22347/2175-2753v7i21.835 |
Identificador do documento: | 10.22347/2175-2753v7i21.835 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14872 |
Data de publicação: | Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | IQ - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Eveline Borges Vilela Ribeiro - 2015.pdf | 660,64 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons