Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14873
Tipo do documento: Artigo
Título: O Diário virtual coletivo: um recurso para Investigação dos saberes docentes mobilizados na formação de professores de química de feficientes visuais
Título(s) alternativo(s): The collective virtual diary: a resource for research the teachers’ knowledge in training chemistry teachers for the visually handicapped
Autor: Benite, Anna Maria Canavarro
Batista, Maria Alciony Rosa da Silva
Silva, Lucas Dias da
Benite, Claudio Roberto Machado
Resumo: O ensino de química para deficientes visuais (DV) é um desafio, haja vista que o sentido da visão parece ser pré-requisito para qualquer atividade que se realize em sala de aula de química. Todavia, defendemos que este se faz necessário a todos os indivíduos, pois colabora para a constituição do cidadão crítico. Nesta investigação qualitativa de cunho interpretativo, apresentamos a análise dos saberes docentes mobilizados pela tríade de professores de química de DV (professores formadores, em formação e do ensino regular) no processo de construção de um diário virtual coletivo. A análise das narrativas foi realizada pela técnica de análise do conteúdo. Nossos resultados indicam que elementos fundamentais na constituição dos saberes docentes foram a historicidade e a dialogicidade.
Abstract: Training chemistry teachers to work with visually impaired (VI) is a challenge, considering that the sense of sight appears to be a prerequisite for any activity performed in a classroom. In this interpretative qualitative research, we analyzed the teachers’ knowledge mobilized by the triad of chemistry teachers for the VI (trainers, early training, and continuing) on the process of building a collective virtual diary. The analysis of the speeches was done according to the social-interactionist approach using the technique of content analysis. Our results indicate that key elements in the constitution of teachers’ knowledge were the historicity and dialogicity
Palavras-chave: Formação de professores
Química
Saberes docentes
Diário virtual
Training chemistry teachers
Teachers’ knowledge
Virtual diary
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: BENITE, Anna M. Canavarro et al. O Diário virtual coletivo: um recurso para Investigação dos saberes docentes mobilizados na formação de professores de química de feficientes visuais. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 61-70, fev. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5935/0104-8899.20140008
Identificador do documento: 10.5935/0104-8899.20140008
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14873
Data de publicação: Fev-2014
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anna Maria Canavarro Benite - 2014.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons