Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14877
Tipo do documento: Artigo
Título: Aula de química e surdez: sobre interações pedagógicas mediadas pela visão
Título(s) alternativo(s): Chemical class and deafness: about teaching interactions mediated by vision
Autor: Pereira, Lidiane de Lemos Soares
Benite, Claudio Roberto Machado
Benite, Anna Maria Canavarro
Resumo: Pautados em bases sociohistóricas e culturais, apresentamos uma investigação com elementos de uma pesquisa participante que objetivou estabelecer o diálogo com a cultura surda na aula de química. Nossos resultados permitiram fazer uma proposição, tendo em vista redirecionar a prática pedagógica e admitindo a visão como alicerce da ação mediada.
Abstract: On bases socio-historical and cultural we present a participatory research who aimed to establish the dialogue with the deaf culture in chemistry class. The results led to a proposition in order to redirect educational practice, acknowledging the vision as the foundation of mediated action.
Palavras-chave: Surdez
Ensino de química
Mediação pedagógica
Recursos visuais
Deaf
Chemistry education
Pedagogic mediation
Visual resources
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Cláudio R. Machado; BENITE, Anna M. Canavarro. Aula de química e surdez: sobre interações pedagógicas mediadas pela visão. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 47-56, fev. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14877
Data de publicação: Fev-2011
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lidiane de Lemos Soares Pereira - 2011.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons