Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14904
Tipo do documento: Artigo
Título: Estudos sobre as concepções de professores acerca das altas habilidades e superdotação em rede de colaboração
Título(s) alternativo(s): High skills/giftedness: about an instrument of continuing education for teachers of sciences
Autor: Benite, Anna Maria Canavarro
Procópio, Marcos Vinicios Rabelo
Benite, Claudio Roberto Machado
Resumo: Apresentamos uma análise das interações discursivas produzidas por um grupo de professores formadores e professores em formação como estratégia de aproximação universidade-escola, numa rede colaborativa. A partir das concepções dos envolvidos foram estudados os processos de for-mação oferecida pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilida-des/Superdotação (AH/SD) no âmbito da Inclusão escolar, por meio da abordagem comunicativa, como estratégia de formação em ciências. A rede foi proposta como espaço de formação e pode representar uma estratégia para formação de professores para a EI, uma vez que uniu universidade e escola frente a este desafio. Os resultados apontam para as necessidades formativas específicas dos professores em ciências, no que diz respeito à uma melhor compreensão do conceito de AH/SD e entendimento sobre as contradições das políticas públicas que regulamentam a EI.
Abstract: We present an analysis of the discursive interactions produced by a group of professors trainers and teachers in training as a strategy for training in science, a collaborative network within the Inclusive Education (IE). We studied the interaction processes between a nucleus of High Skills /Giftedness (AH / SD) and academia, through communicative. The network proposed in this investigation may represent a strategy for teacher training for EI, a since joined the university and school for meet this challenge.The results points to specific training needs of teachers in science, such as little knowledge of public policies that regulate the total EI and misunderstanding of the concept of AH / SD.
Palavras-chave: Rede de colaboração
Formação de professores de ciências
Altas habilidades
Superdotação
Collaboration network
Ttraining of science teachers
High ability
Giftedness
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: BENITE, Anna M. C.; RABELO, Marcos Vinicius; BENITE, Claudio R. M. Estudos sobre as concepções de professores acerca das altas habilidades e superdotação em rede de colaboração. Espaço Plural, Cascavel, v. 29, n. 2, p. 361-381, jul./dez. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14904
Data de publicação: Dez-2013
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anna Maria Canavarro Benite - 2013.pdf353,02 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons