Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14927
Tipo do documento: Artigo
Título: Estudo de planejamento e design de um módulo instrucional sobre o sistema respiratório: o ensino de ciências para surdos
Título(s) alternativo(s): Study planning and design of an instructional module about the respiratory system: the science education of the deaf
Autor: Queiroz, Thanis Gracie Borges
Silva, Diego França
Macedo, Karlla Gonçalves de
Benite, Anna Maria Canavarro
Resumo: Discorremos sobre o estudo do planejamento e design de um módulo instrucional para o ensino de ciências, especificamente para o ensino do sistema respiratório para alunos surdos. Primeiramente, apresentamos uma discussão sobre a educação de surdos pautada por questões linguísticas, que envolvem o ensino da língua portuguesa e a língua de sinais. Descrevemos a estratégia de criação do módulo, que está pautada no sociointeracionismo, e, finalmente, descrevemos uma situação de intervenção pedagógica analisando o processo de apropriação conceitual. Para tanto, apresentamos episódios de aulas para o 8º ano do Ensino Fundamental da Associação dos Surdos de Goiânia. Constituíram o design do módulo diferentes formas de representação do conhecimento científico. Nossos resultados permitem inferir que a estratégia foi utilizada como ferramenta da ação mediada e como instrumento de explicação e previsão. Ainda, permitiu aos alunos perceberem, estabelecerem relações e conhecerem fenômenos naturais simbolizados a partir das sequências vivenciadas.
Abstract: This research presents the planning and design of an instructional module for teaching science, more specifically of the respiratory system for teaching deaf students. First, we address a discussion on deaf education based on linguistic issues, which involves the teaching of Portuguese and sign languages. We describe the strategy of creating a module that is based on social interactionism, and finally describe a situation of educational intervention by analyzing the process of conceptual appropriation. Therefore, we present episodes occurring in class 8th grade elementary school of the Association of the Deaf Goiânia (ASG), with the participation of nine students. The module design uses different forms of representation of scientific knowledge. Our results infer that the strategy was used as a tool of action and not as mediated reality, a tool of explanation and prediction. It allowed the students to perceive, build relationships and learn from the natural phenomena symbolized in the sequences experienced.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação de surdos
Módulo instrucional
Linguagem
Science teaching
Education of the deaf
Instructional module
Language
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: QUEIROZ, Thanis Gracie Borges Queiroz et al. Estudo de planejamento e design de um módulo instrucional sobre o sistema respiratório: o ensino de ciências para surdos. Ciência e Educação, Bauru, v. 18, n. 4, p. 913-930, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14927
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Thanis Gracie Borges Queiroz - 2012.pdf568,04 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons