Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14944
Tipo do documento: Artigo
Título: Análise da comunicação verbal produzida na formação em rede de professores de ciências para a educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): Analysis of verbal communication produced in teacher education for inclusive education
Autor: Pereira, Lidiane de Lemos Soares
Benite, Claudio Roberto Machado
Benite, Anna Maria Canavarro
Resumo: O discurso da universalização do ensino trouxe consigo discussões acerca da formação de professores para atender a uma educação inclusiva de qualidade. Neste trabalho analisamos as comunicações verbais produzidas na Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva (RPEI), uma rede social, como estratégia para a formação inicial e continuada de professores tendo como foco a educação inclusiva e o ensino de ciências. Intencionamos conhecer as relações dos indivíduos numa estrutura de rede, ou seja, seus sujeitos sociais e as conexões que os envolve nesta relação. Pautados em bases sócio-históricas e culturais desenvolvemos uma pesquisa participante. Os resultados sugerem que algumas iniciativas podem tornar mais eficazes os processos de formação de professores no âmbito da educação inclusiva, assim como é o caso tem unido sujeitos como a universidade e a coordenação de ensino especial em torno de interesses comuns.
Abstract: The discourse of universal education has brought discussions about the training of teachers to meet the inclusive education of quality. We examined the verbal communication produced in Network Goiana Interdisciplinary Research in Special Education/ Inclusive (RPEI), a social network as a strategy for initial and continuing training of teachers with a focus on inclusive education and science education. We intend to know the relationships of individuals in a network structure, in the words their social subjects and the connections that surrounds this relationship. Based on socio-historical and cultural theory develop a participatory research. These results suggest that some initiatives may become more effective procedures for training teachers of inclusive education, as is the case that unites different representations as university and coordination of education special in around common interests.
Palavras-chave: Ensino ciências
Aação inclusiva
Pformação de professores
Formação em rede
Comunicação verbal
Science education
Inclusive education
Teacher training
Network training
Verbal communication
País: Espanha
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: PEREIRA, Lidiane de L. Soares; BENITE, Claudio R. Machado; BENITE, Anna M. Canavarro. Análise da comunicação verbal produzida na formação em rede de professores de ciências para a educação inclusiva. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 12, n. 1, p. 62-84, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14944
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lidiane de Lemos Soares Pereira - 2013.pdf102,21 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons