Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15000
Tipo do documento: Artigo
Título: Sobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados
Título(s) alternativo(s): On inclusive education in the training of science teachers: the texture of the curriculum in practice
Autor: Ribeiro, Eveline Borges Vilela
Benite, Anna Maria Canavarro
Resumo: As propostas curriculares, como materialização da cultura, das relações de poder, da política e da economia, se materializam na universidade por meio dos Projetos Pedagógicos de seus cursos - PPC. Dessa maneira, considerando a atualidade da questão em uma época de democratização do acesso à educação, é preciso considerar também como será ou está sendo realizada a permanência de todas as pessoas no âmbito universitário e como estão sendo preparados os futuros professores de Ciências para a diversidade. Assim , foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Instituição de Ensino Superior pública em Jataí, Estado de Goiás (IES/Jataí), tendo como foco a noção de EI e a maneira como ela está sendo tratada nesses cursos de formação de professores. Percebemos que não consta nos documentos dos cursos pesquisados nenhum tipo de referência à formação para diversidade, assim como nenhuma disciplina ou referência bibliográfica que trate do assunto.
Abstract: The proposed curriculum, as embodiment of culture, of relations of power, politics and economy are manifested in the university through pedagogical projects of their courses - PPC. In this way, considering the relevance of the question in a time of democratizing access to education, it must be also considered how will or how is being performed the permanence of all people in university, and how the future science teachers are being prepared for the diversity. Thus, we analyzed the PPC of the licentiate courses in sciences (Biology, Physics, Mathematics, and Chemistry) of a public institution of higher education in Jataí City, Goiás State, focusing on Inclusive Education and how it is being dealt in these training courses for teachers. In the documents of the examined courses, there was no reference to training for diversity, and no discipline or reference approaching this subject.
Palavras-chave: Projetos pedagógicos de cursos
Formação de professores para diversidade
Pedagogical project of courses
Teacher training for diversity
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: RIBEIRO, Eveline Borges Vilela ; BENITE, Anna Maria Canavarro. Sobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 33, n. 2,p. 239-245, jul./dez. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.4025/actascieduc.v33i2.14407
Identificador do documento: 10.4025/actascieduc.v33i2.14407
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15000
Data de publicação: Dez-2011
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eveline Borges Vilela-Ribeiro - 2011.pdf510,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons