Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15001
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Contextualização no ensino de química: o petróleio do pré-sal como proposta temática |
Título(s) alternativo(s): | Contextualization in chemistry’s class: the petroleum of pre-salt as thematic |
Autor: | Santos, Renato Gomes Field’s, Karla Amâncio Pinto Benite, Anna Maria Canavarro |
Resumo: | Este trabalho trata da apresentação de uma intervenção pedagógica desenvolvida na realização de um trabalho de conclusão do curso de Química do ILES/ULBRA de Itumbiara no período de agosto 2009 a abril de 2010. A intervenção versou sobre a temática “Petróleo do Présal”, sendo ministrada a um grupo de estudantes do ensino médio de um colégio estadual da cidade de Itumbiara-GO, o professor em formação relacionou teoria e prática como uma alternativa de contextualização na aula de química. Já os alunos, foram orientados a pesquisar sobre a tecnologia de extração do Petróleo com aspetos geográficos, políticos, sociais e ambientais. |
Abstract: | The present work deals with a teaching action carried out during the accomplishment of a Chemistry completion course work from ILES/ULBRA in Itumbiara during the period of August, 2009 to April, 2010. The proposed action boarded the thematic “Petroleum of Pre-salt”, it was offered to a group of secondary education students at a secondary public school in Itumbiara – GO, the teacher in training related theory and practice as aspects to an alternative of contextualization in Chemistry’s class. The students, in turn, were guided to research about the petroleum extraction technology together with its geographic, political, social and environmental aspects. |
Palavras-chave: | Petróleo do pré-sal Contextualização Ensino de química Petroleum of pre-sal Contextualization Chemistry teaching |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Instituto de Química - IQ (RG) |
Citação: | SANTOS, Renato; FIELD'S, Karla Amâncio Pinto; BENITE, Anna Maria Canavarro. Contextualização no ensino de química: o petróleio do pré-sal como proposta temática. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 12, p. 128-147, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15001 |
Data de publicação: | 2010 |
Aparece nas coleções: | IQ - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Renato Gomes Santos - 2010.pdf | 443,7 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons