Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15002
Tipo do documento: Artigo
Título: Reflexões sobre epistemologia da ciência a partir de uma experiência com a literatura infantil
Título(s) alternativo(s): Reflections about science’s epistemology an experience with literature infantile
Autor: Benite, Anna Maria Canavarro
Benite, Claudio Roberto Machado
Morais Júnior, José Acrísio R. da S. de
Resumo: Neste artigo são apresentadas refl exões sobre a epistemologia da ciência que podem ajudar a superar o epistemicídio. Para tanto nos valemos de uma experiência com a literatura infantil: O livro O frio pode ser quente?, de Jandira Masur. Como ponto de partida, foi possível distinguir ideias, permeadas na visualização das gravuras e na escrita deste, que remontam às visões de epistemólogos da ciência sobre a natureza do conhecimento científi co. Visões estas que nos incitam a rever nossos conceitos tradicionais do conhecimento, da ciência e da aprendizagem. Esta discussão conceitual representa uma solução democrática – racional e pluralista – aos problemas da convivência, no processo civilizatório em curso. Assim, deveria estar inserida nos debates sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências, como um dos pressupostos para uma formação mais crítica e para a tentativa de superação do modelo tecnicista ainda predominante nessa área.
Abstract: This article is presented refl ections on the epistemology of science that can help to overcome the epistemicyd. For both us presents of an experiment with children’s literature: The book The cold may be hot?, Jandira Masur. It was possible to distinguish ideas, permeated with viewing of pictures and in writing this, going back to the visions of epistemologists of science on the nature of scientifi c knowledge. These views that incite us to review our traditional concepts of knowledge, science and learning. This conceptual discussion represents a democratic solution – rational and pluralistic – the problems of coexistence in the civilizing process underway. Thus, should be included in discussions on the initial and continuous training of teachers of Science, as one of the prerequisites for a more critical and training to overcome the model technicist still predominant in this area.
Palavras-chave: Epistemologia da ciência
Livros infantis
Formação de professores
Science’s epistemology
Children’s books
Teacher education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; MORAIS JÚNIOR, José Acrísio R. da S. Reflexões sobre epistemologia da ciência a partir de uma experiência com a literatura infantil. Acta Scientiae, Canoas, v. 11, n. 2, p. 141-159, jul./dez. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15002
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anna Maria Canavarro Benite - 2009.pdf149,86 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons