Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15003
Tipo do documento: Artigo
Título: A questão da formação de professores de Educação Física e a concepção de professor enquanto intelectual – reflexivo – transformador
Autor: Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Resumo: A idéia central deste artigo é discutir a questão da formação de professores de Educação Física a partir de uma concepção de professor enquanto intelectual – reflexivo – transformador. Em primeiro lugar, tentarei discutir o atual modelo de formação docente em Educação Física e abordar a importância da prática como instrumento de análise e a reflexão do professor como alternativa ao paradigma dominante da raciona-idade técnica. Em segundo lugar, tratarei da necessidade de se construir uma nova concepção da prática docente que eleja a dimensão reflexiva como componente fundamental da atividade do professor. E, finalmente, abordarei a questão da função social do professor como intelectual transformador no interior da escola e da universidade.
Abstract: The main idea of this article is to discuss the Physical Education teachers’ formation from a teacher’ s conception as an intelectual – reflective – transformer. First I will try to discuss the current model of the Physical Education teachers’ formation and to approach the importance of the pratice as a teacher’s instrument of analysis and reflection as an alternative to the dominant paradigm of the technic rationality. Second, I will discuss the necessity of construction of a new conception of the teacher’s pratice which selects the reflective dimension as an essencial component of the teacher’s pratice. And finally, I will present the teacher’s social function as a transformer intelectual inside the school and the university.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação Física
Educação
Teacher’s formation
Physical Education
Education
País: Brasil
Instituição: Antônio Celso Ferreira Fonseca
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: RODRIGUES, Anegleyce Teodoro. A questão da formação de professores de Educação Física e a concepção de professor enquanto intelectual – reflexivo – transformador. Pensar a Prática, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 48-58, jan./dez. 1998. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/11/10>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v1i0.11
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v1i0.11
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15003
Data de publicação: Dez-1998
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anegleyce Teodoro Rodrigues - 1998.pdf36,25 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons