Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15527
Tipo do documento: TCC
Título: Influência do desempenho acadêmico do aluno na avaliação docente pelo discente
Autor: Melo, Deborah Fabiana Santana de
Primeiro orientador: Araújo, Kleber Domingos
Primeiro membro da banca: Araújo, Kleber Domingos
Pereira, Ednei Morais
Zanolla, Ercílio
Resumo: A avaliação institucional é utilizada para medir o desempenho da universidade, e servir de base para aprimoramentos. Uma das ferramentas avaliativas é a avaliação do docente pelo discente. O presente estudo objetivou verificar a existência de uma relação entre o desempenho acadêmico dos discentes, com a nota atribuída aos docentes, no período de avaliação institucional. A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa, conduzida por meio de análise documental em uma amostra de 129 questionários, respondidos pelos discentes de 13 disciplinas obrigatórias do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás, durante os anos de 2012 a 2017. Para cada pergunta respondida pelos discentes, ao longo dos anos, foi atribuído um coeficiente de correlação. O resultado do teste de correlação mostrou-se positivo e pouco significativo. Estatisticamente, revelou um índice de correlação geral de 0,15, que sugere a existência de uma influência positiva entre o desempenho acadêmico do aluno e a nota que o discente atribui aos docentes. Assim, conclui-se que, embora a significância seja baixa, e admitindo o fator de limitação “média da turma”, utilizada como métrica do desempenho acadêmico do aluno, e a pequena quantidade de alunos que o estudo alcançou o resultado esperado.
Palavras-chave: Avaliação institucional
Desempenho discente
Avaliação docente
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: MELO, Deborah Fabiana Santana de. Influência do desempenho acadêmico do aluno na avaliação docente pelo discente. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15527
Data de publicação: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Ciências Contábeis – Deborah Fabiana Santana de Melo - 2018.pdf719,14 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.