Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15807
Tipo do documento: Artigo
Título: Intervenção problematizadora no ensino de química: um relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Problematizing intervention in the teaching of chemistry: an experience report
Autor: Leite, Vanessa Carneiro
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Resumo: A conquista da prática da liberdade compreende uma tarefa essencial que aparece quando a aula é estruturada a partir de ações participativas que levam à liberdade de expressão e crítica, sem a imposição de saberes aos alunos. Relatamos a práxis no âmbito de um curso de Licenciatura em Química, na disciplina de estágio supervisionado. O mesmo foi tematizado pela educação problematizadora com alunos do ensino médio, envolvendo a análise qualitativa de caráter descritivo dos fatos. A proposta desenvolvida com o princípio problematizador mostrou-se pertinente, tanto para os alunos quanto para os estagiários que participaram da atividade. O processo veio acrescentar no conjunto de saberes de ambos, um método de estudo e de leitura crítica da realidade com consequências relevantes para a formação do estagiário e do aluno como cidadão crítico.
Abstract: The achievement of the practice of freedom covers an essential task which comes up when the lesson is structured from participative actions that lead to freedom of expression and critics, without the imposition of knowledge to students. We report the praxis in the sphere of Graduation in Chemistry, for supervised academic training course. This topic has been used as theme by the problematizing teaching with High School students. The proposition we have developed through a problematizing bias has shown to be relevant for the students as well as for the interns who took part of the activity. The process added to the ensemble of knowledge of students and interns, a method of studying and a method of critical reading of reality with relevant consequences for the formation of both interns and students as critical citizens.
Palavras-chave: Problematizing teaching
Teacher formation
Teaching of chemistry
Educação problematizadora
Formação de professores
Ensino de química
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: LEITE, V. C.; SOARES, M. H. F. B. Intervenção problematizadora no ensino de química: um relato de experiência. Revista Virtual de Química, Niterói, v. 7, n. 3, p. 1007-1029, maio/jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5935/1984-6835.20150055
Identificador do documento: 10.5935/1984-6835.20150055
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15807
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vanessa Carneiro Leite - 2015.pdf404,8 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons