Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15808
Tipo do documento: Artigo
Título: Banco químico: um jogo de tabuleiro, cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções
Título(s) alternativo(s): Chemical Bank: a board game with cards, dice, purchases and sales for the teaching of the concept of solutions
Autor: Oliveira, Jorgiano Souza
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Vaz, Wesley Fernandes
Resumo: Nesse artigo, propomos o desenvolvimento e a aplicação de um jogo usando objetos diversos e que mais chamam a atenção dos jovens: dados, cartas e tabuleiro, que são materiais fáceis de conseguir e de serem modificados. Com esse conjunto, os estudantes interagem com o professor num processo de dinamização da aula, relacionando o conteúdo com o cotidiano por meio de perguntas, respostas e explicações. Tal proposta foi aplicada em uma turma de 30 alunos do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostram que o jogo aumentou o interesse dos alunos para o conteúdo proposto, já que além de uma atividade prazerosa, o jogo relacionou com o contexto dos alunos. Com isso, estes discutiram os conceitos de concentração, diluição, solubilidade e molaridade com maior facilidade.
Abstract: In this article we propose the development and application of a game using objects that more attract attention of young people: data, letters and tray that are materials easy to achieve and to be modified. With this set the pupils interact with the teacher in the dynamic classroom process, relating the content with the everyday through questions, answers and explanations. Such proposal was applied in a class of 30 pupils of the 2nd year of high school. The results show that the game increased the interest of the pupils for the proposed content, since besides a pleasurable activity the game related was to context of the pupils. With this, the pupils discussed the concepts of concentration, dilution, solubility and molarity with greater ease.
Palavras-chave: Soluções químicas
Jogos no ensino
Química
Chemicalsolutions
Gamesinteaching
Chemistry
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: OLIVEIRA, Jorgiano S.; SOARES, Marlón H. F. B.; VAZ, Wesley F. Banco químico: um jogo de tabuleiro, cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, p. 285-293, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5935/0104-8899.20150051
Identificador do documento: 10.5935/0104-8899.20150051
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15808
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Jorgiano Souza Oliveira - 2015.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons