Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15853
Tipo do documento: Artigo
Título: Clube de ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
Título(s) alternativo(s): Science club: a playful activity for the chemistry teaching
Club de ciencias: una actividad lúdica para la enseñanza de conceptos químicos
Autor: Oliveira, Adriano José de
Botter Junior, Wilson
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Resumo: Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal.
Abstract: This paper presents a science club for discussion of chemical concepts through play activities. The approach used is a type of qualitative case studies. The science club was composed of 15 students from three different grades of high school at a public school in the city of Goiania - Goias 4 activities were developed during the school year that included the use of games and playful execution of an activity type game theatrical, plus readings and interpretations of scientific texts. The results showed that the science clubs can become a strategy for assessing the chemical knowledge and also a space no formal scientific debate and discussion. Finally it is possible to establish the club as a play space science learning and assessment in teaching chemistry.
En este trabajo se presenta la formación y las acciones de un club de ciencias, a fin de discutir conceptos químicos a través de actividades de juego. El enfoque utilizado es un tipo de estudios de caso cualitativos. El club de la ciencia se compone de 15 estudiantes de tres diferentes grados de la escuela secundaria en una escuela pública en la ciudad de Goiania - Goiás 4 actividades se desarrollaron durante el año escolar que incluye el uso de los juegos y la ejecución de un juego lúdico tipo de actividad teatrales, además de lecturas e interpretaciones de los textos científicos. Los resultados mostraron que los clubes de ciencia puede convertirse en una estrategia para evaluar el conocimiento químico y también un espacio no debate científico formal y discusión. El club aún socializa a los estudiantes y promueve mejoras en el aula formal.
Palavras-chave: Clube de ciências
Atividades lúdicas
Ensino de química
Science club
Ludic activities
Chemistry teaching
Club de ciências
Actividades recreativas
Enseñanza de la química
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: OLIVEIRA, Adriano José de; BOTTER JUNIOR, Wilson; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Clube de ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 14, n. 2, p. 46-61, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15853
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Adriano José de Oliveira - 2012.pdf271,27 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons