Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15882
Tipo do documento: Artigo
Título: Perfil químico: debatendo ludicamente o conhecimento científico em nível superior de ensino
Título(s) alternativo(s): Chemical profile: debating playfully scientific knowledge in higher school
Autor: Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Cardoso, Thiago Miguel Garcia
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Resumo: Neste artigo vamos explorar o uso de jogos no ensino de ciências, mais precisamente, química. O "Jogo perfil químico" foi desenvolvido de acordo com as regras de um jogo comercializável da GROW®, contendo um tabuleiro, cerca de 100 cartas, 10 fichas vermelhas, 6 azuis e 6 peões. Os jogadores devem adivinhar o perfil com um máximo de dez pistas de acordo com o número de sua escolha. Ao iniciar o jogo os alunos tentam adivinhar os perfis, que podem ser Elementos Químicos, Cientista, Laboratório Químico ou Vidraria. A ideia básica é que por meio do jogo os alunos/jogadores discutam conceitos, aplicações, história de cientistas e vidrarias diversas, encontrados em um laboratório de ciências. Os alunos discutem durante o jogo e o professor observa os erros e falhas conceituais avaliando os alunos de forma lúdica, realizando uma avaliação formativa e diagnóstica. Assim, o professor pode refletir sobre o seu conteúdo sentindo como pode facilitar ou melhorar sua disciplina, tornando-a atraente e produtiva para os estudantes.
Abstract: In this article we explore the use of games in teaching science, more specifically the “chemical profile game” as a tool for discussion, information and assessment of chemical knowledge. The “chemical profile game” was developed by the authors in accordance with the rules of GROW's ®, containing a tray, about 100 cards, 10 red chips, 6 blue chips and 6 pedestrians. Players must hit the profile with a maximum of ten tracks according to the number of their choosing. When starting the game the students try to guess the profiles may be Chemical Elements, Scientist, Chemical Laboratory or discussing concepts, applications, history of scientists and knowing glassware and instruments found in a science lab. The students discuss during the game and the teacher notes the errors/failures conceptual evaluating students in a playful and without notice that they are being evaluated with this, the teacher can reflect on what content their students feel more difficult or easy can make the discipline more attractive and productive for students.
En el presente artículo se discutirá la utilización de juegos en la enseñanza de las ciencias, especialmente de la química. El “Juego perfil químico” fue desarrollado de acuerdo con las reglas de un juego comercializable de la empresa GROW que contiene un tablero, cerca de 100 cartas, 10 fichas rojas, 6 azules y 6 peones. Los jugadores deben adivinar los perfis con un máximo de 10 pistas de acuerdo con el número elegido. Al iniciar el juego los alumnos intentan adivinar los perfis que pueden ser de Elementos Químicos, Científicos, Laboratorio Químico o Vidriería de Laboratorio. La idea básica es que por medio de juegos los alumnos/jugadores discutan conceptos, aplicaciones prácticas, historias de científicos y vidriería diversa encontrados en un laboratorio de ciencias. Los alumnos discuten durante el juego y el profesor observa los errores y fallas conceptuales evaluando a los alumnos de forma lúdica, realizando una evaluación formativa y diagnóstica. De esa forma el profesor puede reflexionar sobre el contenido sintiendo como puede facilitar o mejorar su asignatura, tonándola atractiva y productiva para los estudiantes.
Palavras-chave: Jogos didáticos
Ensino de química
Jogos e avaliação em ensino de química
Games and plays
Games in chemistry teaching
Evaluation in chemistry
Juegos, juegos en la enseñanza de la química
Evaluación en la ensenãnza de la química
País: Argentina
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias et al. Perfil Químico: debatendo ludicamente o conhecimento científico em nível superior de ensino. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Buenos Aires, v. 7, n. 1, p. 73-86, jul. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15882
Data de publicação: Jul-2012
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eduardo Luiz Dias Cavalcanti - 2012.pdf328,69 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons