Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15990
Tipo do documento: Artigo
Título: Atividades experimentais e iniciação científica para alunos do ensino médio: estudo da poluição das águas
Título(s) alternativo(s): Experimental activities and scientific initiation for high school students: study of the waters pollution
Autor: Santana, Bruna de Paula
Brito, Núbia Natália de
Resumo: A qualidade da água é um termo que não diz respeito somente à determinação da pureza da mesma, mas também as características desejadas para o seu uso. O ensino de Química Ambiental utilizando a temática qualidade da água, vinculada às atividades experimentais pode contribuir para formação global de alunos do ensino médio dando-lhes condições para construção, reconstrução e produção de conhecimentos. Desta forma este trabalho teve como objetivo a construção de um mini-curso para alunos de ensino médio, afim de que estes possam relacionar a química estudada com alguns parâmetros relacionados à qualidade da água por meio de atividades experimentais. No desenvolvimento deste mini-curso foi utilizado um kit de potabilidade (Alfakit) para análise dos seguintes parâmetros: alcalinidade, cloreto, cloro livre, pH, dureza total, turbidez, cor, ferro total, oxigênio consumido, amônia, coliformes totais, coliformes fecais e salmonella (salmonella typhi). As análises foram realizadas conforme standard methods for the water and wastewater. Foi construído também um plano e procedimento de aula e um questionário entregue aos estudantes participantes. Os resultados obtidos a partir da determinação dos parâmetros, já citados, permitiram colaborar para que os alunos observem questões relacionadas ao consumo, qualidade e preservação da água. Acreditamos que com a participação ativa do aluno em uma situação de investigação real, proposta na forma de desafio poderá o instigar na busca de uma resposta mais consolidada.
Abstract: The quality of the water is a term that doesn't only concern the determination of the purity of the same, but the characteristics also wished for your use. The teaching of Environmental Chemistry using the thematic water quality, linked to the experimental activities it can contribute to global formation of high school students giving them conditions for construction, reconstruction and production of knowledge. This way this work had as objective the construction of a mini-course for high school students, in order to these can relate the chemistry studied with some parameters related to the water quality through experimental activities. In the development of this mini-course a potability kit was used (Alfakit) for analysis of the following parameters: alkalinity, chloride, free chlorine, pH, total hardness, turbidity, color, total iron, consumed oxygen, ammonia, total coliforms, faecal coliforms and salmonella (salmonella typhi). The analyses were accomplished as standard methods for the water and wastewater. It was also made a plan and class procedure and a questionnaire given to the participant students. The results obtained starting from the determination of the parameters, already mentioned, they allowed to collaborate for the students to observe subjects related to the consumption, quality and preservation of the water. We believed that with the student participation activates in a situation of real investigation, proposal in the challenge form will be able instigate the students in the search of an answer more consolidated.
Palavras-chave: Análises ambientais
Interdisciplinaridade
Poluição
Environmental analysis
Interdisciplinarity
Pollution
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: SANTANA, Bruna de Paula; BRITO, Núbia Natália. Atividades experimentais e iniciação científica para alunos do ensino médio: estudo da poluição das águas. Periódico Tchê Química, Porto Alegre, v. 9, n. 18, p. 87-97, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15990
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Bruna de Paula Santana - 2012.pdf7,3 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons