Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16207
Tipo do documento: Artigo
Título: O arborescer das TIC na educação: da raiz aos ramos mais recentes
Título(s) alternativo(s): The arborescence of ICT in education: from the root to the branches newer
Autor: Ataíde, Jefferson Fagundes
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Resumo: Este estudo de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Nesse sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar.
Abstract: This work provides a theoretical review of the literature to propose a description of the historical trajectory of ICT in education articulating with the understanding of a set of technology skills that lead society to organize network. It also proposes a critique of ideological devices that connect tightly the directions past and present technology in today's society. The study of the location of the historical facts relating to the use of ICT in education also has shown that the current progress goes toward the massive introduction of technology in the school environment reflecting the abrupt expansion of the technology market in line with ideological presuppositions fundamentally adhered to the capital. In this sense, strengthens the concern of the social sciences in educational studies in juxtaposition to promote a more critical appropriation of technologies from a perspective not exclusive to the school.
Palavras-chave: Arborescer das TIC
Educação
Ideologia
Tecnologia
Arborescence of ICT
Education
Ideology
Technology
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: ATAIDE, Jefferson Fagundes; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. O arborescer das TIC na educação: da raiz aos ramos mais recentes. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 82-106, jan./abr. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.3895/S1982-873X2014000100005
Identificador do documento: 10.3895/S1982-873X2014000100005
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16207
Data de publicação: Abr-2014
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Jefferson Fagundes Ataíde - 2014.pdf708,2 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons