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Tipo do documento: Artigo
Título: O estágio supervisionado em química: possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência
Autor: Garcez, Edna Sheron da Costa
Gonçalves, Flávia Carneiro
Alves, Layla Karoline Tito
Araújo, Pedro Henrique Alves de
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Resumo: As escolas estaduais de Goiás contemplam em sua estrutura organizacional para o Ensino Médio a oferta de disciplinas optativas. A partir de tal possibilidade, estagiários do curso de Licenciatura em Química da UFG, em conjunto com a professora regente da escola e os professores formadores do curso de licenciatura, propuseram uma disciplina optativa de Ciência Experimental. No decorrer da disciplina foram analisados aspectos relacionados à formação inicial vinculadas ao estágio utilizando a pesquisa participante como metodologia de investigação. Foram aplicados questionários aos estagiários buscando compreender como essa proposta de desenvolvimento do estágio contribuiu para a construção dos saberes docentes visando a formação autônoma para o exercício da docência. Na análise emergiram duas categorias: vivência com o exercício da docência e responsabilidade docente. Na primeira categoria identificamos uma maior vivência do estagiário na escola, contato com as dificuldades da docência e a importância do conhecimento pedagógico do conteúdo. Na segunda categoria observamos o fato dos estagiários experimentarem a tomada de consciência e o juízo de valor que permeia o senso de responsabilidade profissional. Assim, foi possível entender o estágio como espaço de reflexão e construção dos saberes docentes a partir do desenvolvimento de uma disciplina optativa.
Abstract: Goias state schools include elective courses in its organizational structure for the high school. From this possibility, student teachers in Chemistry at UFG, in conjunction with the teacher and conductor of the school teachers form the degree course, offered an elective course in Experimental Science. During the course were analyzed aspects linked to the initial training stage using the participatory research and research methodology. Questionnaires were given to trainees in order to understand how this development proposal stage contributed to the construction of teacher knowledge. In the analysis two categories emerged: the experience with the practice of teaching and teacher responsibility. In the first category we identified a greater experience of the trainees and the importance of the pedagogical knowledge of content. In the second category we observed the fact that the trainees experiencieng the awareness and value judgment pervading sense of professional responsibility. Thus, it was possible to understand the stage as a space for reflection and construction of teacher knowledge from the development of a discipline.
Palavras-chave: Disciplina optativa
Estágio docente
Formação de professores
Eletive courses
Initial training stage
Teachers degree
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: GARCEZ, Edna Sheron da Costa et al. O estágio supervisionado em química: possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Alexandria, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 149-163, nov. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5007/%25x
Identificador do documento: 10.5007/%25x
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16209
Data de publicação: Nov-2012
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