Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16210
Tipo do documento: Artigo
Título: A prática da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências e matemática: do discurso à prática
Título(s) alternativo(s): The practice of interdisciplinarity in science and mathematics teachers formation: from theory to practice
Autor: Leite, Vanessa Carneiro
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Alvarenga, Karly Barbosa
Barbosa, Celso José Viana
Ferreira, Adriano de Melo
Resumo: presente estudo tem como objetivo apresentar aos alunos as propostas de trabalho em grupo e envolvê-los nas atividades, de forma que planejassem suas aulas de regência e outras atividades pedagógicas, sob uma perspectiva interdisciplinar. A questão da inserção da interdisciplinaridade de forma efetiva nas licenciaturas em química, física, biologia e matemática, motivou um grupo de professores universitários a formar o Grupo de Estudos em Ensino de Ciências e Matemática (GREECIM) com o propósito de trabalhar de forma conjunta na superação da fragmentação do conhecimento na formação inicial dos docentes da educação básica. O estudo caracterizou-se como uma pesquisaação, em que o processo de construção apresenta-se como uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores, possibilitando que estes utilizem suas pesquisas para aprimorar o ensino e, consequentemente, o aprendizado dos alunos. Os resultados obtidos mostraram que para formar alunos críticos, ativos e com uma compreensão realista do mundo que os cerca, é preciso formar o professor nessa direção e isso deve começar dentro das Instituições de Ensino Superior. Por isso, com seu aspecto transformador, a prática interdisciplinar nos cursos de licenciatura, pode propiciar o surgimento de uma nova postura pedagógica.
Abstract: This study aims to introduce to students the group work proposals and involve them in activities in such way that they plan their lectures and other pedagogic activities, under an interdisciplinary perspective. The issue of effectively inserting interdisciplinarity in teaching of chemistry, physics, biology and mathematics, led a group of university professors to form a group of studies in mathematics and science teaching with the purpose of working together to overcome the fragmentation of knowledge in the training of teachers of basic education. The study was characterized as an action research, in which the construction process is presented as a strategy for the development of teachers and scientists, allowing them to use their research results to improve teaching and hence student learning. Results showed that to form students with a critical and realistic understanding of the world we must train them in that direction and it should start in College. Therefore, with its transformative aspect, the practice in interdisciplinary in bachelor courses, can foster the emergence of a new pedagogical stance.
Palavras-chave: Ensino
Pesquisa-ação
Licenciatura
Education
Action research
Graduation
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: LEITE, Vanessa Carneiro et al. A prática da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências e matemática: do discurso à prática. Revista Anhangüera, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 35-62, jan./dez. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16210
Data de publicação: Dez-2010
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vanessa Carneiro Leite - 2010.pdf200,4 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons