Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16893
Tipo do documento: Artigo
Título: Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Transgenic, conformity and consumption: some reflections for teaching science
Autor: Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a controvérsia sobre os transgênicos e a aparente aceitação dos consumidores brasileiros a esses alimentos, sob a ótica de alguns conceitos da Teoria Crítica de Horkheimer e Adorno (1985), como esclarecimento e Indústria Cultural. Posteriormente, argumentamos a importância da formação de professores, para que eles auxiliem os estudantes na busca de uma cidadania plena, autônoma e crítica. Neste sentido, propomos o estudo de questões controversas, como os transgênicos, que envolvem a ciência e a sociedade em nossas escolas. Tais questões são conhecidas como questões sociocientíficas (QSC).
Abstract: The objective of this paper is to discuss the controversy over transgenic and the apparent acceptance of Brazilian consumers to these foods, from the perspective of some concepts of Critical Theory Horkheimer and Adorno (1985), as clarification and Cultural Industry. Subsequently, we argue the importance of teacher training, so that they assist students in the pursuit of full citizenship and independent criticism. In this sense, we propose the study of controversial issues such as transgenic, involving science and society in our schools. Such issues are known as socio-scientific issues (SSI).
Palavras-chave: Transgênicos
Formação crítica
Ensino de ciências
Transgenic
Critical training
Teaching science
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Física - IF (RG)
Citação: GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 8, n. 4, p. 148-157, set./dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.3895/rbect.v8n4.1990
Identificador do documento: 10.3895/rbect.v8n4.1990
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16893
Data de publicação: Dez-2015
Aparece nas coleções:IF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese - 2015.pdf743,2 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons