Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17928
Tipo do documento: Artigo
Título: O papel da escola na formação de conceitos
Título(s) alternativo(s): The role of the school in the formation of concepts
Autor: Santos, Ataíde Felício dos
Resumo: O presente artigo, tomando como referência autores da linha sócio-histórico-dialética, pretende demonstrar a importância da formação de conceitos pelos escolares e o papel da escola como locus privilegiado desse processo. Pretende-se, ainda, explicitar que o referido processo depende da atuação sistemática e intencional do professor – organizador e mediador do processo de ensino-aprendizagem – e do aluno, sujeito ativo do conhecimento significativo.
Abstract: This paper aims to demonstrating the importance of the formation concepts by students and the role of school as a privileged place in the process as well as to explain that the above mentioned process depends on the systematic and intentional performance of the teacher – organizer and mediator of the teaching-learning process – and on the student, as an active subject of the meaningful knowledge.
Palavras-chave: Escola
Didática
Ensino
Aprendizagem
Formação de conceitos
School
Teaching practice
Teaching
Learning
Concepts
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SANTOS, Ataíde Felício dos. O papel da escola na formação de conceitos. Solta a Voz, Goiânia, n. 13, p. 7-20, 2002. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/6880/4925.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v13i1/2.6880
Identificador do documento: 10.5216/rp.v13i1/2.6880
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17928
Data de publicação: 2002
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ataíde Felício dos Santos - 2002.pdf34,26 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons