Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17976
Tipo do documento: Artigo
Título: O cuidado de si na prática educativa: a resistência na sociedade da visibilidade
Título(s) alternativo(s): The care of the Self in the educative practice: the resistance in the society of visibility
Autor: Sousa, Kátia Menezes de
Resumo: O presente artigo discute a resistência produtiva para a Educação frente ao poder disperso exercido na sociedade contemporânea em suas práticas de controle e de busca por visibilidade. Para relacionar a educação ao tipo de relações de poder e resistência do presente, faz-se necessário o questionamento acerca da construção da ética: ela é resultado de práticas possibilitadas por exercícios do cuidado de si, da renúncia a si mesmo ou do conhecer-se? Assim, minha expectativa é poder situar as práticas escolares, que colocam a Educação a serviço dessa sociedade do espetáculo, e as relações de poder/resistência possibilitadas/ impedidas pelos modos de subjetivação na produção do saber. Parto da questão: o que nós, professores, estamos fazendo de nós mesmos? Busco uma possível resposta no entendimento do que seja uma estética da existência.
Abstract: The present article discusses the productive resistance to the Education in the face of the power dispersal that is exerted in the contemporary society in its practices of control and visibility. In order to connect the education with the type of power relations and resistance in the present, it is necessary to put the question about the ethics construction: it is a result of practices made possible by the exercises of the care of the self, of the renunciation of the self or of the self-knowledge ? Th en, my expectation is that I may point the school practices, that place the education as in a service of the spectacular society, and power/resistance relations that are made possible/blocked by the ways of subjectivation in the knowledge production. I start from the question: what are we, teachers, doing with ourselves? I search for a possible answer in the understanding of what has been an aesthetics of the existence.
Palavras-chave: Educação
Discurso
Poder
Ética
Education
Discourse
Power
Ethics
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SOUSA, Kátia Menezes de. O cuidado de si na prática educativa: a resistência na sociedade da visibilidade. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 93-109, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/6072/4663.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v19i1.6072
Identificador do documento: 10.5216/rp.v19i1.6072
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17976
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Kátia Menezes de Sousa - 2008.pdf114,34 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons