Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18041
Tipo do documento: Artigo
Título: Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física dos colégios de aplicação: a perspectiva de seus professores
Título(s) alternativo(s): Inclusion of students with disabilities in PE classes at the colégios de aplicação: the teachers’ perspective
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Santiago, Thiago Vaz
Bertoni, Sônia
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a situação vivenciada pelas Pessoas com Deficiência (PD) nas aulas de Educação Física dos Colégios de Aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (CAP/Ifes), na perspectiva dos professores dessa disciplina curricular, diante das políticas nacionais de educação especial. Para tanto, foram encaminhados questionários (semiestruturados) a 83 professores de Educação Física das instituições supramencionadas, dos quais 22 foram efetivamente respondidos. Constatamos que nos atendimentos dos CAP/ Ifes as PD estão distante daquilo que preconiza as políticas nacionais de educação especial, haja vista que não estão garantidas as condições mínimas de permanência dessas pessoas naqueles colégios, mais precisamente nas aulas de Educação Física.
Abstract: This article sets out to analyze the experience of the disabled in PE classes at Colégios de Aplicação in Federal Institutes of Higher Education from the perspective of PE teachers, in the context of national policies for Special Education. Semi-structured questionnaires, of which 22 were effectively answered, were sent to 83 PE teachers at the above-mentioned institutes. It was seen that the services offered to the disabled fall far short of what national policies on Special Education demand, as these people are not given the minimum conditions for remaining on in these schools, and more specifically in PE classes.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Educação física
Educação especial
Colégios de aplicação
The disabled
Special education
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: SILVA, Régis Henrique dos Reis; SANTIAGO, Thiago Vaz; BERTONI, Sônia. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física dos colégios de aplicação: a perspectiva de seus professores. Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 129-160, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/21214/12442.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v22i1.21214
Identificador do documento: 10.5216/rp.v22i1.21214
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18041
Data de publicação: Jun-2011
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Régis Henrique dos Reis Silva - 2011.pdf117,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons