Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18081
Tipo do documento: Artigo
Título: Política de acessibilidade na Universidade Federal de Goiás: construção do documento
Título(s) alternativo(s): The writing process and the axes of the accessibility policy of the Universidade Federal de Goiás
Autor: Dea, Vanessa Helena Santana Dalla
Rocha, Cleomar de Sousa
Resumo: A inclusão e permanência de discentes com deficiência no ensino superior é um desafio que requer das instituições uma política específica que considere todas as dimensões da acessibilidade. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de escrita e os eixos da política de acessibilidade da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma investigação qualitativa e descritiva, realizada na perspectiva de estudo de caso. Descritiva, no que diz respeito aos passos e etapas que constituíram a base de escrita do documento; qualitativa, na aproximação crítica do seu resultado. Como conclusão, o artigo aponta para os oito eixos com metas e ações diversas que espelham a complexidade das relações de pessoas com deficiência no espaço e vida universitária.
Abstract: lhe inclusion and permanence of students with disabilities in higher education is a challenge that requires from institutions a specific policy that considers all the dimensions of accessibility. This paper aims to present the writing process and the axes of the Accessibility Policy from Goiás Federal University. It is a qualitative and descriptive research, performed in a case study perspective. Descriptive with regard to steps and stages which established the writing base of the document, qualitative in the criticai approximation of its result. ln closing, the article points to the eight axes with various goals and actions that reflect the complexity of the relationships of people with disabilities in the space and life inside the university.
Palavras-chave: Inclusão
Ensino superior
Acessibilidade
Inclusion
Higher education
Accessibili
País: Brasil
Instituição: Evandson Paiva Ferreira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: DEA, Vanessa Helena Santana Dalla; ROCHA, Cleomar de Sousa. Política de acessibilidade na Universidade Federal de Goiás: construção do documento. Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 45-63, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/43447/21726.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43447
Identificador do documento: 10.5216/rp.v28i1.43447
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18081
Data de publicação: Jun-2017
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vanessa Helena Santa Dalla Dea - 2017.pdf7,51 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons