Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18435
Tipo do documento: Artigo
Título: Um estudo sobre luz e fotografia - na expressão da imagem cinematográfica
Título(s) alternativo(s): A study on light and photography - in the xpression of cinematography image
Autor: Silva, Wesley Martins da
Dallago, Saulo Germano Sales
Resumo: Este trabalho procura averiguar a evolução da utilização da luz na arte cinematográfica, tendo como pano de fundo alguns períodos da história do cinema onde a mesma foi sinônimo de estilo de época através da obra de diretores considerados autorais. O cinema expressionista alemão e os filmes noir vão colaborar diretamente com exemplos, permitindo o entendimento de possibilidades da relação entre luz, fotografia e expressividade no ambiente cinematográfico. Partindo de estudos relativos à fotografia, o estudo procura compreender a semiótica da captação de imagens através da objetiva, relacionando os aspectos da iluminação comuns ao cinema e à arte fotográfica. Por outro lado, aos artistas e técnicos da arte teatral, o tema abordado contribuirá para uma percepção das diferenças de iluminação entre o cinema e o teatro, relacionando as pesquisas do campo audiovisual com teóricos das artes da cena, como Adolphe Appia e Edward Gordon Craig. Ao final do estudo, analisa-se uma produção prática, na qual foram utilizados elementos de iluminação e fotografia cinematográficas inspirados nos gêneros fílmicos abordados, realizada como narrativa visual e integrante do espetáculo teatral Enquanto Dure (2015), intitulada Surrencontro.
Abstract: This work tries to ascertain the evolution of the use of light in the cinematographic art, having as background some periods of the history of the cinema where the same one was synonymous of style of time through the work of considered originator directors. The German expressionist cinema and the noir films will collaborate directly with examples, allowing the understanding of possibilities of the relation between light, photography and expressivity in the cinematographic environment. Starting from studies on photography, the study seeks to understand the semiotics of image capture through the lens, relating the lighting aspects common to cinema and photographic art. On the other hand, to the artists and technicians of theatrical art, the theme discussed will contribute to a perception of the differences of illumination between the cinema and the theater, relating audiovisual field research with theorists of the scene arts such as Adolphe Appia and Edward Gordon Craig . At the end of the study, a practical production was analyzed, using elements of cinematographic lighting and photography inspired by the above mentioned film genres, realized as visual narrative and integral part of the theatrical spectacle Enquanto Dure (2015), entitled Surrencontro.
Palavras-chave: Iluminação
Cinema
Imagem
Fotografia
Teatro
Lighting
Movie
Image
Photography
Theater
País: Brasil
Instituição: Alexandre Silva Nunes
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Citação: SILVA, Wesley Martins da; DALLAGO, Saulo Germano Sales. Um estudo sobre luz e fotografia - na expressão da imagem cinematográfica. Revista Arte da Cena, Goiânia, v. 5, n. 1, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/55420.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ac.v5i1.55420.
Identificador do documento: 10.5216/ac.v5i1.55420.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18435
Data de publicação: Jun-2019
Aparece nas coleções:EMAC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Wesley Martins da Silva - 2019.pdf986,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons