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Tipo do documento: Artigo
Título: Políticas de retomada de línguas indígenas em diferentes contextos epistêmicos
Título(s) alternativo(s): Políticas dèlèmyhỹde ixỹju mahâdu rỹira ixby tarybè rimykremy inatàhàmy tièmy myle
Políticas de reanudación de las lenguas indígenas en diferentes contextos epistémicos
Autor: Silva, Maria do Socorro Pimentel da
Resumo: As temáticas que compõem este artigo refletem os resultados das pesquisas realizadas para o projeto Impactos dos Usos das Línguas Indígenas na Formação de Professores Indígenas no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas. Os resultados desse estudo estão contribuindo para a implementação de políticas de valorização dessas línguas na escola e seu fortalecimento nas comunidades indígenas. A partir dessas ideias, é possível propor mudanças pedagógicas, transformando a prática educativa bilíngue em uma ação efetiva para que o ensino consiga transpor as dimensões do espaço escolar, possibilitando uma articulação, tanto com a cosmovisão de cada povo indígena, quanto com as demandas contemporâneas interculturais.
Abstract: Kama rybè kòraru artigo-ki kdoikre anoma ratxirèri pesquisa relere kuldu anoma projeto-kò relere Impactos dos Usos das Línguas Indígenas na Formação de professores Indígenas no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas. Kiamy, kiatahè irbi iny riwitxòhènanyrèri ratyhydkỹkremy iny bdèdkỹnana roimyhỹre iny rybè boho boho tkyrtina-ki ixỹ kykymy tule ratyhydkỹrèri iny rikuhèrèri tabdèdkỹnana. Kawsè rakyky-ki tahè tkyrti bdèdkỹnana iny tkyrtina rawitxirakre, inatxi rybèna rakèrymy rarakre ihykysè rarakymy rarakre iwitxira witxira-kò, butumy rakèrymy rarakre, hàri bdèdkỹnana ixỹju kòtakòta rikèrymy rỹira rakèrylekè timykèkibo anoma wahè bdèkèry butu-kò kèryna
Las temáticas que componen este artículo reflejan los resultados de las investigaciones realizadas para el proyecto Impactos de los Usos de las Lenguas Indígenas en la Formación de Profesores Indígenas en el Curso de Licenciatura Intercultural de Formación Superior de Profesores Indígenas. Los resultados de este estudio están contribuyendo a la implementación de políticas de valorización de esas lenguas en la escuela y su fortalecimiento en las comunidades indígenas. A partir de esas ideas, es posible proponer cambios pedagógicos, transformando la práctica educativa bilingüe en una acción efectiva para que la enseñanza pueda transponer las dimensiones del espacio escolar, posibilitando una articulación, tanto con la cosmovisión de cada pueblo indígena, cuanto con las demandas contemporáneas intercultural.
Palavras-chave: Línguas indígenas
Formação de professores
Bilinguismo
Ixỹju rybè
Tkyrtidu mahãdu bdèkèryna
Inatximy rybèna
Lenguas indígenas
Formación de profesores
Bilinguismo
País: Brasil
Instituição: Maria do Socorro Pimentel da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. Políticas de retomada de línguas indígenas em diferentes contextos epistêmicos. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 4, e59089, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v4.59089
Identificador do documento: 10.5216/racs.v4.59089
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18437
Data de publicação: 2019
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