Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18590
Tipo do documento: Artigo
Título: Estratégias de ensino e motivação de estudantes no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Teaching strategies and motivation of students in higher education
Autor: Gil, Eric de Souza
Garcia, Eva Yanni de Araújo
Lino, Fernando Miguel de Amorim
Gil, Joyce Lindinalva Vicente
Resumo: As macro-questões da prática pedagógica e principais estratégias utilizadas nos cursos universitários são apresentadas, ressaltando-se a visão eclética como estratégia de ensino motivadora no âmbito universitário. Os paradigmas, relacionados a modelos tradicionais, e aos “modismos”, bem como a relação entre motivação e novas estratégias pedagógicas potencialmente utilizadas no processo ensino-aprendizagem são discutidos sobre a ótica do ensino superior. Ferramentas tradicionais como aula expositiva clássica ou dialógica, aprendizagem baseada em problemas, uso de ferramentas pedagógicas como seminário, projeto, mapa conceituais e leitura de artigos científicos são abordados sucintamente nesta revisão.
Abstract: The macro issues of pedagogical practice and key strategies used in university courses are presented, highlighting the eclectic vision as a strategy for motivating teaching in the university. Paradigms, related to traditional models, and "fads" as well as the relationship between motivation and new pedagogical strategies potentially used in the teaching-learning process are discussed on the perspective of higher education. Traditional tools such as classical or dialogic lecture, problembased learning, the use of teaching tools such as seminar, project, conceptual map and reading of scientific papers are briefly discussed in this review.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Ensino superior
Motivação
Estratégias
Pedagogical practice
Motivation
Strategies
Higher education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia - FF (RG)
Citação: GIL, Eric de Souza et al. Estratégias de ensino e motivação de estudantes no ensino superior. Vita et Sanitas, Trindade, n. 6, p. 57-81, jan./dez. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18590
Data de publicação: Dez-2012
Aparece nas coleções:FF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eric de Souza Gil - 2012.pdf173,59 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons