Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18711
Tipo do documento: Artigo
Título: Entre-lugares e identidades monolíticas: leituras múltiplas de Anzaldúa em sala de aula
Título(s) alternativo(s): The in-between spaces and monolithic identities: multiple readings of Anzaldúa in the classroom
Autor: Rees, Dilys Karen
Pinto, Joana Plaza
Resumo: Este artigo apresenta uma análise de respostas de estudantes a questões de discussão relativas ao texto Tlilli, Tlapalli – the path of the red and black ink de Gloria Anzaldúa (1999). A análise é baseada em conceitos tomados dos escritos de Anzaldúa, como fronteira e mestiza, do conceito de entrelugar (Bhabha (2003, bem como do conceito de estranho e familiar de Gadamer (1999). Os resultados do estudo mostram uma multiplicidade de leituras, ao mesmo tempo em que a posição fronteiriça de Anzaldúa – entre-lugares textuais, linguísticos, identitários etc. – foi interpretada como estranha e diferente nas reflexões dos estudantes, especialmente as rupturas do texto desta importante escritora.
Abstract: This article presents an analysis of students’ answers to discussion questions about the text Tlilli, Tlapalli – the path of the red and black ink by Gloria Anzaldúa. Concepts such as the border and the mestiza (Anzaldúa, ), inbetween spaces (Bhabha, 2003), the familiar and the strange (Gadamer, 1999) were used as the analytical base. The results of the study show a multiplicity of reading at the same time in which the students interpreted Anzaldúa’s border position – both textual and linguistic in-between spaces as well as the in-between space of identity etc. – as strange and different, especially in the textual disruptions present in this important writer.
Palavras-chave: Ensino de literatura
Língua inglesa
Identidades
Teaching literature
English language
Identities
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Citação: REES, Dilys Karen; PINTO, Joana Plaza. Entre-lugares e identidades monolíticas: leituras múltiplas de Anzaldúa em sala de aula. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, DF, v. 13, n. 1, p. 30-55, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.26512/les.v13i1.11617
Identificador do documento: 10.26512/les.v13i1.11617
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18711
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:EMAC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Dilys Karen Rees - 2012.pdf195,77 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons