Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19074
Tipo do documento: Artigo
Título: Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro
Título(s) alternativo(s): The teachers and the pedagogical challenges facing the new generations: on the present and the future
Autor: Santos Neto, Elydio dos
Franco, Edgar Silveira
Resumo: O artigo inicia-se com uma referência à condição humana inacabada e histórica, na qual emergem conflitos geracionais. A seguir, apresenta, rapidamente, as características principais das gerações conhecidas como baby boomers, X, Y e Z. Mostra os problemas que surgem na relação pedagógica quando há o encontro destas diferentes gerações no espaço da sala de aula. Reflete sobre as possibilidades futuras das novas gerações e, a partir daí, aponta para alguns temas que precisam ser cuidados e estudados com as novas gerações. Tomando tais temas como referências, sugere alguns eixos para os processos de formação inicial e/ou continuada de professores. Conclui sugerindo a corajosa abertura dos professores para o aprendizado de novas linguagens, que gerem novas narrativas, e também a necessidade de uma formação na/para inteireza.
Abstract: The article starts with a reference to the unfinished and historical human condition within which generational conflicts come up. Then it summarizes the main characteristics of the generations known as baby boomers, X, Y and Z and shows the problems that show up in the pedagogical relationship when these different generations meet each other in the classroom. The article analyzes the possible alternatives of the new generations and starting from there points to some subjects that need to be addressed to and studied with them. Adopting these subjects as a reference, the article suggests some lines for the initial and/or continued teachers’ training processes. It concludes suggesting to teachers a daring disposition to learn new languages that will generate new narratives and the need of training in and for entireness.
El artículo comienza con una referencia a la inconclusa e histórica condición humana en la cual surgen conflictos generacionales. En seguida, presenta sumariamente las principales características de las generaciones conocidas como baby boomers, X, Y y Z. Muestra los problemas que surgen en la relación pedagógica cuando ocurre el encuentro de estas diferentes generaciones dentro del aula. Reflexiona sobre las posibilidades futuras de las nuevas generaciones, y desde allí, señala algunas cuestiones que deben ser consideradas y estudiadas con las nuevas generaciones. Tomando estas cuestiones como referencias, sugiere ejes para los procesos de formación inicial y/o continuada de maestros. Concluye sugiriendo la osada apertura de los profesores para aprender nuevos lenguajes que generen nuevas narrativas y también la necesidad de formación en la entereza y para ella.
Palavras-chave: Generación “baby boomers”
Baby boomers generation
Geração baby boomers
X, Y and Z generations
Teachers’ preparation
Technologies
Gerações X, Y e Z
Tecnologias
Formação de professores
Generaciones X, Y y Z
Formación de profesores
Tecnologías
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: SANTOS NETO, Elydio dos; FRANCO, Edgar Silveira. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 9-25, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.15599/0104-4834/cogeime.v19n36p9-25
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador do documento: 10.15599/0104-4834/cogeime.v19n36p9-25
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19074
Data de publicação: Jun-2010
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Elydio dos Santos Neto - 2010.pdf378,29 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons