Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19594
Título: Avaliação clínica estruturada
Título(s) alternativo(s): Structured clinical evaluation
Evaluación clínica estructurada
Autor: Sampaio, Arabela Maria Barbosa
Pricinote, Silvia Cristina Marques Nunes
Pereira, Edna Regina Silva
Resumo: O mundo vive profundas modificações na área do conhecimento, da tecnologia, do sócio político e não poderia permanecer estático, na área da saúde. Requer-se um novo perfil de profissional, cuja prática seja pautada na ética, no rigor científico, na integralidade, na cidadania e na promoção de saúde e que desenvolva competências além de atenção em saúde como tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. Não existe um único método de avaliação capaz de atingir todos estes elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes), entende-se que apenas a combinação de métodos é capaz de produzir os resultados esperados da avaliação. Como alternativa, as avaliações clínicas estruturadas, baseadas na observação “do fazer ou do demonstrar como se faz”, objetivando a avaliação. Na perspectiva de promover uma visão dos métodos avaliativos que vem sendo utilizado na educação em saúde, pretende-se neste artigo, de revisão de literatura, oferecer ao leitor uma descrição geral e diversificada, de métodos de avaliação clinica estruturada, enfatizando o Exame Clínico Objetivo Estruturado, o mais difundido no Brasil, almejando oportunizar, que mais profissionais da área de saúde possam conhecer e fazer uso desta ferramenta avaliativa
Abstract: In a world experiencing profound technological and socio-political changes in areas of knowledge and capacity, healthcare can not remain static. A new kind of professional is required, whose practice is based on ethics, scientific standards, integrity, citizenship, and health promotion, who develops skills beyond healthcare, such as decision making, communication, leadership, management, and continuing education. No single method can assess all of these elements (knowledge, skills, and attitudes), and only a combination of methods is able to produce a valid evaluation. An alternative method exists: structured clinical assessments based on observation of "to do, or how to do" that aim to complete this evaluation by focusing attention on the performance of specific skills. In order to broaden the scope of evaluation methods that have been used in health education, this article, a literature review, intends to offer readers an overview of the diverse types of structured clinical evaluation, emphasizing Objective Structured Clinical Examination, the most widely used in Brazil, with a goal of advancing opportunities for health professionals to make use of this evaluative tool.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação em saúde
Educação baseada em competência
Educação superior
Health evaluation
Evaluation studies
Competency-based education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP (RG)
Citação: SAMPAIO, Arabela Maria Barbosa; PRICINOTE, Silvia Cristina Marques Nunes; PEREIRA, Edna Regina Silva. Avaliação clínica estruturada. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, DF, v. 5, n. 2, p. 410-426, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19594
Data de publicação: 2014
Aparece nas coleções:IPTSP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Arabela Maria Barbosa Sampaio - 2014.pdf482,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons