Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19642
Tipo do documento: TCC
Título: Arte brasileira: a conotação de história como abordagem metodológica de ensino na educação infantil
Autor: Alves, Márcia dos Santos
Primeiro orientador: Mattos, Carmem Lúcia Altomar
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmem Lúcia Altomar
Oliveira, Bruna Tostes de
Monteles, Nayara Joyse Silva
Resumo: Este trabalho parte do interesse sobre o ensino das artes visuais na educação infantil e na importância do estudo da história da arte brasileira. Pensamos em aulas com apresentações de referenciais históricos da arte para que a criança possa contextualizar o fazer artístico com a formação cultural da sociedade em que vive e que através desse contato desenvolva não somente atividades de arte em sala de aula, mas que também tenha um ensino voltado para a produção artística e valorização da arte, dos artistas de seu país e da região onde vive. Tendo em vista que na primeira infância a criança possui o imaginário aflorado, ela poderá absorver com mais facilidade o conteúdo apresentado através de um momento lúdico com a contação de história.
Abstract: This work is based on the interest on teaching visual art in childhood education and the importance of studying the history of Brazilian art. Presentations of historical references of art so that the child can contextualize artistic making with the cultural formation of the society in which lives and through this contact develops not only art activities in the classroom, but also has a teaching geared towards artistic production, appreciation of art and the artists of their country. Bearing in mind that, in early childhood, the child has an outcrop/sensitive imaginary, will be able to more easily absorb the content presented through a playful moment with storytelling.
Palavras-chave: Educação infantil
História da arte brasileira
Contação de história
Ensino de artes visuais
Metodologia
Childhood education
History of brazilian art
Storytelling
Visual art teaching
Methodology
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: ALVES, Márcia dos Santos. Arte brasileira: a conotação de história como abordagem metodológica de ensino na educação infantil. 2021. 41. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19642
Data de publicação: 18-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Márcia dos Santos Alves - 2021.pdf3,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons