Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19943
Tipo do documento: TCC
Título: Formação de professores: uma leitura psicanalítica
Título(s) alternativo(s): Teacher training: a psychoanalytic reading
Autor: Sudré, Lidiane Xavier
Primeiro orientador: Soares, Renata Leite
Primeiro membro da banca: Soares, Renata Leite
Bittar, Mona
Resumo: Na contemporaneidade a temática da formação de professores tornou-se uma questão importante no campo pedagógico. Discute-se muito acerca dos conhecimentos técnicoscientíficos que os professores precisam para sua prática, no entanto, a formação tem sido pensada pautando-se na racionalidade técnica vigente na modernidade. Nesse contexto, a partir de um estudo bibliográfico, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições, possibilidade e limites da psicanálise acerca da ideia de formação para pensar a formação de professores, além disso, questiona-se qual é o ideal psicopedagógico de formação presente no campo da educação e como esse ideal atua como mediação no processo educativo. O estudo bibliográfico foi baseado em autores como Freud, Saviani, Libâneo, Kupfer, Lajonquière, Voltolini, Resende, entre outros. Conclui-se que a psicanálise contribui com a educação ao desvelar conflitos, tensões e contradições da realidade, evidenciando a impossibilidade estrutural inerente ao ato educativo, possibilitando uma Ética da Escuta e o reconhecimento do sujeito do desejo no processo formativo.
Abstract: Nowadays, the subject of teacher education has become an important matter in the pedagogical field. There is a lot of discussion related to the technical and scientific knowledge that teachers need to practice, however, this education has been thought based on the technical rationality that prevailed on modernity. In this background, based on a bibliographical research, this study aims to reflect on the contributions, possibilities and limitations of psychoanalysis related to the idea of teacher education. The psycho-pedagogical ideal of the educational field was also questioned, including how this ideal works as a mediation to the educative process. The bibliographical research was based on authors such as Freud, Saviani, Libâneo, Kupfer, Lajonquière, Voltolini and Resende, among others. We concluded that psychoanalysis contribute to education as it unveil conflicts, tensions, and contradictions of reality, pointing the structural impossibility inherent to the educative act, as it enables a Listing Ethics and a recognition of the desire subject on the educational process.
Palavras-chave: Formação de professores
Ideal psicopedagógico
Psicanálise e educação
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Psicologia (RG)
Citação: SUDRÉ, Lidiane Xavier. Formação de professores: uma leitura psicanalítica. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19943
Data de publicação: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Psicologia - Lidiane Xavier Sudré - 2021.pdf826,98 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons