Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20005
Tipo do documento: Artigo
Título: Leitura literária, experiência estética e produção textual na escolarização básica
Autor: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Cruvinel, Maria de Fátima
Resumo: Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008).
Palavras-chave: Leitura literária
Escolarização básica
Teorias linguísticas
Processos pedagógicos
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: MESQUITA, Deise Nanci de Castro; CRUVINEL, Maria de Fátima. Leitura literária, experiência estética e produção textual na escolarização básica. Educativa, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 265-277, jul./dez. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.18224/educ.v12i2
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.18224/educ.v12i2
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20005
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Deise Nanci de Castro Mesquita - 2009.pdf101,58 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons