Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20005
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Leitura literária, experiência estética e produção textual na escolarização básica |
Autor: | Mesquita, Deise Nanci de Castro Cruvinel, Maria de Fátima |
Resumo: | Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008). |
Palavras-chave: | Leitura literária Escolarização básica Teorias linguísticas Processos pedagógicos |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG) |
Citação: | MESQUITA, Deise Nanci de Castro; CRUVINEL, Maria de Fátima. Leitura literária, experiência estética e produção textual na escolarização básica. Educativa, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 265-277, jul./dez. 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.18224/educ.v12i2 |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
Identificador do documento: | 10.18224/educ.v12i2 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20005 |
Data de publicação: | Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | CEPAE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Deise Nanci de Castro Mesquita - 2009.pdf | 101,58 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons