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Tipo do documento: TCC
Título: O programa de residência pedagógica: experiências e subjetividades a partir de práticas disruptivas na formação de professores(as) de artes visuais
Autor: Rosa, Islene da Silva
Primeiro orientador: Olivieri, Luiz Henrique Arantes Araújo
Primeiro membro da banca: Olivieri, Luiz Henrique Arantes Araújo
Monteles, Nayara Joyse Silva
Meira, Elinaldo da Silva
Resumo: O presente trabalho parte da minha participação no Programa de Residência Pedagógica, Subprojeto Arte, para estabelecer uma relação entre a noção de experiência, proposta pelo educador espanhol Jorge Larrosa e as práticas educacionais disruptivas. Além de Larrosa autores são referenciados no texto como: Paulo Freire, Sara Dias-Trindade, Ailton Krenak, Manoel de Barros e Cris Pizzimenti. O contexto da pesquisa é o Ensino Remoto Emergencial, período em que ocorreram mudanças bruscas nas práticas educacionais. O estudo se deu por meio de uma pesquisa autobiográfica complementada por entrevista com quatro participantes do programa. A entrevista contou com um questionário de vinte e uma questões e a análise das respostas. O público-alvo do questionário foi os residentes do Programa Residência Pedagógica, também do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade à distância e presencial, da Faculdade de Artes Visuais — Universidade Federal de Goiás. A partir da análise das respostas foi possível comprovar como o programa foi sentido e experienciado pelos colegas, no âmbito prático e teórico, relacionando aspectos subjetivos de aprendizagem a metodologias ativas.
Abstract: This work starts from my participation in the Pedagogical Residency Program, Subproject Art, to establish a relationship between the notion of experience, proposed by the Spanish educator Jorge Larrosa, and disruptive educational practices. In addition to Larrosa, authors are mentioned in the text as: Paulo Freire, Sara Dias-Trindade, Ailton Krenak, Manoel de Barros and Cris Pizzimenti. The research context is the Emergency Remote Teaching, period in which there were sudden changes in educational practices. The study took place through an autobiographical research complemented by an interview with four program participants. The interview included a questionnaire of twenty-one questions and an analysis of the answers. The target audience of the questionnaire was residents of the Pedagogical Residency Program, also from the Licentiate Degree in Visual Arts, distance and on-site modality, at the Faculty of Visual Arts — Federal University of Goiás. From the analysis of the responses, it was possibleto prove how the program was felt and experienced by colleagues, in the practical and theoretical scope, relating subjective aspects of learning to active methodologies.
Palavras-chave: Programa de residência pedagógica
Experiência
Ensino de artes visuais
Metodologias ativas
Ensino remoto
Pedagogical residency program
Experience
Teaching of visual arts
Active methodologies
Remote teaching
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: ROSA, Islene da Silva. O programa de residência pedagógica: experiências e subjetividades a partir de práticas disruptivas na formação de professores(as) de artes visuais. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20236
Data de publicação: 9-Nov-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

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